Redação

ÀS 10:08 h do último dia 3, através da Delegacia Online, a vítima relatou que no dia 15 de abril, após conferência do gado realizada em sua propriedade, foi constatada a falta de 3 novilhas. A vítima conversou com vizinhos e realizou buscas nas propriedades lindeiras, bem como estrada municipal e BR 116, não localizando os referidos animais. Não houve rompimento de obstáculo e não foi encontrada nenhuma ferramenta no local. Não foram deixados vestígios.
No período de 29 de abril a 5 de maio foram registradas na DP local 60 ocorrências, sendo: desobediência 1, permitir, confiar ou entregar direção a pessoa sem habilitação 1, perturbação do trabalho ou do sossego alheios 1, ameaça 1, furto abigeato 1, outros crimes 1, fato, em tese, atípico 7, arrombamento e furto 1, recaptura de presos 1, trafegar com velocidade incompatível 1, extorsão 1, coação no curso do processo 1, roubo a pedestre 1, furto de veículo 1, cumprimento de mandado de prisão preventiva 1, acidente de trânsito com danos materiais 2, furto simples em residência 1, arrombamento e furto em estabelecimento comercial 1, posse de entorpecentes 8, maus tratos 2, outras fraudes 2, injúria discriminatória 1, apropriação indébita 1, descumprimento de medida protetiva de urgência 4, lesão corporal 4, injúria 3, tráfico de entorpecentes 1, perda de documento 2, estelionato 3, arrombamento e furto de residência 1, violência psicológica contra mulher 1, posse irregular de arma de fogo de uso permitido 1, assédio sexual 1. Na semana anterior foram 87 ocorrências registradas na DP local.

Chuvas: FURG divulga análise sobre o provável impacto do atual fenômeno em São Lourenço do Sul e Rio Grande

Na noite desta sexta-feira, 3, o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG divulgou o boletim 01/2024, o qual consiste em uma análise do atual evento extremo que atingiu o Estado nesta semana; bem como, contempla ainda alguns prováveis impactos na região sul, área na qual se insere o município do Rio Grande. O documento também projeta quando a vazão de água desde o Guaíba pode chegar na cidade, período este estimado em sete dias para Rio Grande e três dias até São Lourenço do Sul.

“No entanto esse é um evento de grandes proporções proporções, e os volumes de águas que estão forçando a passagem de Itapuã, ao norte da Lagoa, são extremos. Além disso, a vazão de afluentes como o Camaquã já está alta, o que indica que vamos experimentar elevações no estuário mais cedo do que esse período citado”, cita o boletim.

Peculiaridades do fenômeno e possíveis impactos

Ainda no início do texto, o documento categoriza o evento extremo como “de complexa análise”, em razão do caráter técnico-científico envolvido. Um destes aspectos reside no ineditismo do fenômeno, uma vez que não existem parâmetros ambientais conhecidos para referência. Outro fator é a falta de sistemas observacionais complexos e diversos o suficiente para permitir que modelos avançados possam realizar qualquer tipo de previsão precisa.

Segundo os relatores, para entender a área de possível inundação, é preciso entender que a conformação do terreno nas margens é crucial traçar estimativas, ou seja, a topografia do entorno inundável. Numa planície costeira - como a que estamos situados - para que se tenha alguns centímetros de elevação no corpo d’água são necessários grandes volumes. Isso é diferente dos vales dos rios no norte do estado, por exemplo.

Um projeto entre a FURG e a Prefeitura Municipal do Rio Grande permitiu nos últimos anos a construção de um modelo de terreno de alta precisão, o que possibilita prever as áreas que serão inundadas de acordo com o nível atual da água no estuário, mais detalhes sobre este prognóstico podem ser visualizados por meio de imagens ilustrativas no documento disponível ao fim desta matéria. O nível que serve de referência para esse modelo está materializado num instrumento instalado no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMAR-FURG). O modelo foi testado e validado no último evento extremo, datado de setembro de 2023.

De acordo com o documento, o volume de água que pode entrar no nosso estuário ao norte seria originado de toda a bacia do sistema de lagoas Patos-Mirim. O volume que deixa o estuário para a plataforma continental, no Oceano Atlântico, o faz pela estreita passagem entre os Molhes da Barra, pelo Canal de Acesso do Porto do Rio Grande, e depende da direção do vento atuante.

O Boletim estima que, em um nível médio de inundação normal, o estuário comporte algo em torno de 1.250 milhões de metros cúbicos de água. Para a máxima de inundação normal, aproximadamente 50 cm acima dessa média - e que ainda não cobriria as áreas urbanas - seria necessário um acúmulo de mais de 200 milhões de metros cúbicos no volume comportado no estuário.

Ainda que uma série de ambientes ao redor da cidade do Rio Grande, em especial aquelas áreas próximas à orla, recebam um considerável volume de água, antes desse fenômeno, as áreas no entorno das ilhas do estuário, os baixios e os banhados também são inundadas; essas áreas em cotas limites comportam boa parte do volume da água, aguardando o fluxo natural para o oceano, e salvaguardando as nossas estruturas urbanas.

Mesmo com essas informações, não é possível fazer precisões precisas?

Ainda que tenhamos acesso à um considerável conjunto de informações, justamente pela falta de monitoramento e medições sistemáticas dos volumes que se deslocam do norte da Lagoa dos Patos e os volumes que chegam pelo Canal de São Gonçalo, não é possível acessar com a devida precisão os cenários que podem vir a ocorrer. “Também não medimos os volumes que saem pelos Molhes da Barra, nem conhecemos adequadamente o processo que impõem maior ou menor vazão de descarga, exceto por alguns parâmetros elementares, como o nível do mar na costa”, complementa o Boletim.

Considerações

Com base nos dados apresentados e no que os relatores do Comitê observam desde o início da passagem do evento extremo – o que engloba a medição do nível do estuário em três pontos, as previsões de vento e chuva dos modelos globais para os próximos sete dias, e as medidas de nível no Delta do Guaíba -, é possível afirmar que a probabilidade do nível da água na orla das cidade de Rio Grande e São José do Norte atingir os limites do evento de setembro de 2023 é muito alta; podendo ultrapassar este último caso a condição de ventos do quadrante sul se intensifique.

O documento indica, ainda, que os prognósticos de elevação dos níveis da laguna e do estuário na escala de metros é irreal para esse evento, principalmente pela sua enorme área e o fato de estarmos situados em uma região plana. “O tipo de elevação que se observa nas calhas dos rios que geraram efeitos catastróficos em outros municípios são de outra proporção, em função da topografia acidentada dessas regiões do estado”, corrobora o documento.

Quando podemos esperar os impactos?

Os registros científicos nos quais o relatório se baseia indicam que a vazão desde o Guaíba poderá se fazer sentir dentro de um período de sete dias até Rio Grande e três dias até São Lourenço do Sul. No entanto, esse é um evento de grandes proporções, e os volumes de águas que forçam a passagem de Itapuã, ao norte da Lagoa, são extremos. Além disso, a vazão de afluentes como o Camaquã já está alta, o que indica que vamos experimentar elevações no estuário mais cedo do que o período citado. A situação em São Lourenço do Sul inspira ainda mais cuidados em função da previsão de chuvas fortes na semana que inicia nesta segunda-feira, 6, momento em que o nível da lagoa já deve apresentar elevação.

Por fim, ainda que neste momento não existam condições perenes de afirmar que as águas do estuário atingirão cotas históricas, cabe ressaltar atenção extrema às recomendações da Defesa Civil, e informar que a equipe do Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG divulgará boletins regulares, enquanto durar o evento, com os dados registrados junto ao equipamento de monitoramento instalado e sob supervisão da Universidade. “Esses dados nos permitem medir a velocidade de elevação do nível do estuário e, assim, em algum tempo hábil, com nosso modelo de terreno, prever o avanço sobre as áreas da cidade e sobre as cotas críticas”, conclui o relatório.

Cientes destas informações, é fundamental adotar medidas de prevenção nas áreas de risco e oferecer auxílio para as comunidades em situação de vulnerabilidade, buscando preservar vidas e minimizar os prejuízos advindos desses eventos.

Sobre o Comitê

Instituído pela resolução de nº 117, de 10 de novembro de 2023, do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da FURG (Coepea), o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG integra o Programa Institucional de Avaliação, Prognóstico e Mitigação de Impactos de Eventos Climáticos Extremos. A iniciativa visa estabelecer mecanismos institucionais para monitorar permanentemente as condições meteorológicas e hidrológicas; avaliar e estabelecer prognósticos sobre a possibilidade de ocorrência de eventos extremos; estabelecer níveis e sistemas de alerta correspondentes ao nível de severidade dos eventos extremos previstos; estabelecer protocolos para o funcionamento acadêmico e administrativo para os diferentes níveis de impacto dos eventos extremos previstos, em curso ou ocorridos; estabelecer um conjunto de ações integrado para a prevenção e mitigação dos impactos decorrentes de eventos extremos na comunidade universitária; e fomentar estudos que permitam aumentar a acurácia das análises e prognósticos de eventos extremos.

Desde então, o grupo vem contribuindo com uma série de análises e boletins técnico-científicos que não apenas auxiliam a universidade no processo de tomada de decisão perante Eventos Extremos, mas também, ajudam o município e a região no processo de prevenção de dados ocasionados pela passagem desses fenômenos.

 

ÀS 11:20 h do último dia 29, compareceu à DP local a vítima, informando que no dia 27 de abril, aguardava pelo pagamento do Bolsa Família, o qual se dá por pix através do app Caixa Tem. Segundo ela, o valor do benefício costuma entrar à noite. Pela manhã, ao verificar seu saldo, o mesmo estava zerado. A mesma olhou as notificações, notando que o valor de R$ 600,00 havia sido enviado via pix para uma mulher.

Confira os desligamentos programados pela CEEE Equatorial nesta semana em São Lourenço do Sul
A CEEE Grupo Equatorial Energia está constantemente realizando melhorias nas redes elétricas, com a finalidade de atender seus clientes com continuidade e maior qualidade. Verifique os desligamentos programados com os locais onde o fornecimento de energia será suspenso temporariamente para a realização das obras previstas. Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, a ação pode ser reprogramada.
02/05/2024 - Quinta-feira - 13:15 - 17:15 - Código    PES 3397/2024
Bairros     BOQUEIRAO PICADA MOINHOS
Ruas - VIL SAO JOAO DA RESERVA - Nº 2 ao 1398
Motivos -  608 - EXTENSAO DE REDE; 614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores: 71. Publicação  24/04/2024 07:54
13:30 - 17:30 - Código  PES 3395/2024
Bairros     RURAL - DA BR 116 ATE A RESERVA
Ruas - VIL BOQUEIRAO - Nº 39 ao 2010
Motivos - 605 - DESLOCAMENTO DE POSTE; 616 - SERVICOS COM REDE ENERGIZADA
Consumidores: 60. Publicação  24/04/2024 07:54
04/05/2024 - Sábado - 14:10 - 17:10 - Código    PES 3469/2024
Bairros     RURAL - DA AV. NONO CENTENO ATE BR 116
Ruas - EST RS 265 - Nº 2830
Motivos - 615 - SUBST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA
Consumidores: 1. Publicação   25/04/2024 07:47
06/05/2024 - Segunda-feira - 13:00 - 17:00 - Código   PES 3629/2024
Bairros     RURAL DO BOQUEIRAO AO FIM PINHEIROS
Ruas - EST PICADA EVARISTO - Nº 86 ao 69604
Motivos - 603 - ADEQUACAO NA REDE E EQUIPAMENTOS; 608 - EXTENSAO DE REDE; 614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores: 20. Publicação  30/04/2024 07:33
13:05 - 18:05 - Código  PES 3523/2024
Bairros     RURAL - DA BOA VISTA A SANTA AUGUSTA
Ruas - EST QUEVEDOS - Nº 69735
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA
614 - SUBST. DE POSTE(S); 616 - SERVICOS COM REDE ENERGIZADA
Consumidores: 1. Publicação   30/04/2024 07:33
13:10 - 18:10 - Código  PES 3481/2024
Bairros     RURAL - DA COXILHA BARAO ATE ESTADUAL
Ruas - EST BOM JESUS - Nº 58 ao 70379
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA;
614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores: 151. Publicação 30/04/2024 07:33
07/05/2024 - Terça-feira - 12:30 - 17:00 - Código     PES 3644/2024
Bairros     CENTRO; CENTRO - INICIA NA PRACA RIO BRANCO
Ruas - AV SONY CORREA - Nº 1621 ao 1866; PRL ALVARES CABRAL - Nº 554 ao 722;
RUA DR PIO FERREIRA - Nº 682 ao 892; RUA MARIZ E BARROS - Nº 2097 ao 2144;
Motivos - 603 - ADEQUACAO NA REDE E EQUIPAMENTOS; 614 - SUBST. DE POSTE(S)
616 - SERVICOS COM REDE ENERGIZADA
Consumidores: 64. Publicação  30/04/2024 07:33
12:30 - 17:00 - Código  PES 3670/2024
Bairros     PROXIMO A VILA MARIA; RURAL - APOS EST DA CAMPONESA; RURAL - INICIA NO BANHADO DO TIGRE; RURAL - INICIA VILA MORAES N CLORO
Ruas - EST ARACA BREJO - Nº 11768; EST DA DIVISA - Nº 105 ao 69679; EST PONTAL - Nº 11390;
VIL MARIA - Nº 111 ao 70349.
Motivos - 603 - ADEQUACAO NA REDE E EQUIPAMENTOS; 611 - RECONDUTORAMENTO DE REDE
614 - SUBST. DE POSTE(S); 615 - SUBST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA
Consumidores: 115. Publicação 30/04/2024 07:33

Com o grande volume de chuva que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira (29) e também na madrugada de hoje (30), diversas rodovias federais e estaduais foram bloqueadas totalmente ou parcialmente.
Na região sul, BR-116, em Camaquã (km 386) e Sentinela do Sul (km 330) o trânsito flui com estreitamento devido excesso de água na pista. Policia Rodoviária Federal orienta motoristas nos locais atingidos.
Foto: PRF

*POLÍCIA CIVIL REALIZA PRISÃO DE FORAGIDO EM SÃO LOURENÇO DO SUL*
A Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul cumpriu na tarde de hoje, 30/04/24, um mandado de prisão decorrente de descumprimento de prisão domiciliar contra um condenado pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo, o homem preso tem 44 anos de idade e a prisão ocorreu no centro da cidade. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsAap 53 9844.85901.

 

Integrando a programação da comemoração dos 140 anos de emancipação política do município de São Lourenço do Sul, no dia 26/04/2024, foi realizado na Praça Central Dedê Serpa a partir de 9h uma solenidade com a presença do Prefeito Municipal Sr. Rudinei Härter e autoridades, a seguir a Reunião do Conselho Municipal Agropecuário, e às 14h o 4° Concurso Municipal de Qualidade do Mel de abelhas do gênero Apis e a 1ª Mostra de Meliponicultura do município. Eventos realizados no turno da tarde foram uma promoção do Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR de São Lourenço do Sul, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Conselho Agropecuário Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Coordenadoria de Cultura, Universidade Federal do Rio Grande, Projeto Abelhas Sem Ferrão/FURG-SLS, MeliponárioKernbeis& Medeiros e o patrocíniodo Banco Sicredi.O evento teve como objetivo difusãodas qualidades do mel produzido pelas abelhas do gênero Apis com base nas análises sensoriais, apoiar o associativismo, o progresso e o desenvolvimento da apicultura, divulgação das propriedades do mel com vistas ao aumento do seu consumo. Participaram do Concurso 13 apicultores, totalizando 26 amostras, 13 na categoria Mel Claro e 13 na categoria Mel Escuro.

Concomitante ao Julgamento das amostras houveram palestras técnicas para os produtores presentes: 

-"A força da Cooperação", ministrada por Raquel Machado dos Santos do Banco Sicredi;

-"Formas Organizativas da Agricultura Familiar e Normas Gerais do PAA e PNAE (Mercados Institucionais)", com Anderson André Silveira Rotunoda Emater/RS-ASCAR;

- “Nutrição e Alimentação de Abelhas (Apis melífera)”, com Jerri Teixeira Zanusso, Professor da UFPel.

Ao final da apuração foram divulgados os resultadodo Concurso do Mel e entregues os Troféus para os vencedores dos 1°, 2° e 3° lugares da Categoria Mel Claro e da Categoria Mel Escuro. Foram entregues certificados de participação para todos os participantes do Concurso.O município vai candidatar-se a sediar o Concurso Regional de Qualidade do Mel no ano de 2025.

Ao longo do dia o Projeto Abelhas Sem Ferrãoda FURG e o MeliponárioKernbeis & Medeiros, atenderam agricultores familiares (urbanos e rurais), escolas e demais pessoas da comunidade interessadas em aprender sobre as Abelhas Sem Ferrão, dando orientação e mostrando diferentes espécies que foram expostas na Praça(Mandaçaia, Jataí, Mirim Negriceps, Mirim Droriana, Mirim Guaçu, Mirim Merina, Manduri). O objetivo da Mostra foi divulgar o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão e a meliponicultora como forma de conservação e incremento de renda na agricultura familiar, também promover a valorização das espécies de ASF e sua importância ambiental.

No período de 22 a 26 de abril foram registradas na DP local 87 ocorrências, sendo: 1 descumprimento de medida protetiva de urgência, 4 permitir, confiar ou entregar direção a pessoa sem habilitação, 1 fuga de local de acidente, 1 desacato, 1 supressão de documento, 3 outras fraudes, 1 crueldade contra animais, 1 direção perigosa, 2 danos, 1 localização de documento, 1 maus tratos, 2 desobediência, 2 resistência, 2 vias de fato, 10 posse de entorpecentes, 3 lesões corporais culposas direção veículo automotor, 6 acidentes de trânsito com danos materiais, 7 estelionatos, 1 furto abigeato, 11 perdas de documentos, 1 difamação, 13 fatos, em tese, atípicos, 1 omissão de cautela na guarda ou condução, 1 injúria, 5 ameaças, 2 perturbação do trabalho ou do sossego alheio, 2 furtos simples.

 

Na tarde de hoje, 29/04, durante o policiamento ostensivo na cidade de Camaquã , a Brigada Militar, através da Força Tática do 30 BPM, efetuou a prisão em flagrante de um homem de 18 anos, por envolvimento com o tráfico de drogas na região.

Foram apreendidos:

760 gramas de maconha;
50 gramas de cocaína;
01 espingarda cano duplo e;
03 cartuchos de diferentes calibres.

O flagrante foi lavrado na Delegacia de Polícia da cidade.

"Brigada Militar,
A força da comunidade.

Em caso de emergência, ligue 190"

Sd Laquiman
Comunicação Social – 30º BPM

Página 1 de 1676

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Política de Privacidade