Redação

Promotora de Justiça, Dra. Andrelise Borrin Bagatini,assume dia 11 de agosto em São Lourenço do Sul

Dra. Andrelise Borrin Bagatini, natural de Porto Alegre, atua pela Comarca do município de Tenente Portela e toma posse dia 11 de agosto próximo em nosso município no cargo de 1o Promotor de Justiça da Promotoria de São Lourenço do Sul.
Dra. Andrelise trabalhará na Comarca de São Lourenço juntamente com a Promotora de Justiça, Dra. Cristiana Chatkin.

A Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul, cumpriu na tarde de hoje, 11/07/2024, no Bairro Camponesa, mandado de prisão definitiva decorrente de revogação de prisão domiciliar. O recolhido possui 32 anos de idade e foi encaminhado ao Presídio de Pelotas. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp 53 9844.85901.

A Prefeitura Municipal iniciou a remanejo da areia acumulada na orla da praia das Nereidas.

Conversamos com a secretária de obras Daniela hörnke e também com a secretária da Seplama Angélica Finkenauer, as quais nos informaram que a Prefeitura já possui a licença ambiental e autorização para retirada da areia, e a mesma está em condições  de ser devolvida à praia ou usada para outro fim, sem qualquer tipo de contaminação.  O trabalho está sendo realizado por uma empresa terceirizada, contratada através dos recursos recebidos para esta fim. 

Foi informado ainda que a areia  está sendo retirada e espalhada em alguns outros pontos da praia (como no triângulo da Barrinha) e também poderá ser usada em algumas ruas ou obras do município.

A secretaria de obras Daniela Hörnke informou também que ainda não é possível recolocar toda essa areia acumulada nas ruas de volta, em função do nível da lagoa ainda estar muito elevado, mas ao mesmo tempo é necessário realocar momentaneamente em outro local  com objetivo realizar o levantamento dos prejuízos e, assim, concluir o projeto de reconstrução da orla. 

Outra informação importante é de que na manhã desta sexta-feira, vai ser feita uma operação com forte maquinário para empurrar a areia da rua de volta para a praia, levando o máximo de areia possível neste momento até que a lagoa volte ao seu nível normal. 

 

Um micro-ônibus tombou entre a BR392, KM150, e a ERS471 em Canguçu deixando várias pessoas feridas nesta quinta-feira (11). 

Polícia Rodoviária Federal e ECOSUL acompanham a situação 

Uma carreta também saiu da pista no trecho. ECOSUL contabiliza nove feridos. 

Quarta, 10 Julho 2024 14:46

Santa Casa divulga Nota de Repúdio

A PEDIDO 
A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO LOURENÇO DO SUL, através de seu Conselho Diretor e do Departamento Jurídico, vem a público para externar seu repúdio às manifestações veiculadas na mídia por pré-candidato com nítidos interesses eleitoreiros e que dizem respeito a esta Entidade, mas que não refletem a verdade dos fatos e que buscam sensibilizar e desinformar a população, através de alegações vazias.

Com o objetivo de manter a mais absoluta transparência, na linha adotada desde que o atual Conselho Diretor assumiu a gestão, esclarece que foram realizadas apresentações com todos os dados relevantes da Entidade para todas as Associadas, para a Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Saúde, aos Sindicatos, ao Conselho Municipal de Saúde, inclusive em reuniões abertas para a população em geral, quando demonstrado que a Santa Casa vem cumprindo suas metas e aumentando progressivamente os atendimentos, realizando mutirões de cirurgias e procedimentos, bem como ampliando os serviços prestados aos necessitados.

Os Conselheiros da Santa Casa de São LourençodoSul que exercem suas funções de forma voluntária e sem receber qualquer contraprestação - determinaram e contam com a parceria e responsabilidade de todos os profissionais que prestam serviços na entidade para atender a TODOS que necessitarem de atendimento médico, dentro das limitações legais e técnicas da entidade, primando sempre pelo melhor atendimento e pronto restabelecimento da saúde dos pacientes. Tais mudanças refletiram positivamente no número de consultas e cirurgias realizadas no último trimestre, quando houve aumento exponencial dos atendimentos totalizando 13.699 consultas, 268 cirurgias e 5.955 procedimentos. E essas metas são avaliadas e acompanhadas pela 3a Coordenadoria Regional de Saúde, sendo relevante destacar que comparando os atendimentos prestados no mesmo período do ano de 2023, houve o expressivo aumento no percentual de 63,05%(de 12.218 atendimentos no segundo trimestre de 2023 para 19.922 atendimentos no segundo trimestre de 2024).

Os salários de todos os colaboradores celetistas se encontram rigorosamente em dia, assim como dos demais prestadores de serviços, bem como foi possível adiantar a primeira parcela do décimo-terceiro salário de 2024 com pagamento previsto para a segunda quinzena de julho, o que demonstra o enorme esforço do Conselho Diretor para valorizar os colaboradores, ratificando seu respeito e consideração com todos que integram e são os responsáveis pelos atendimentos de excelência prestados ao público.

Assim, não há razão para qualquer alarde ou preocupação em relação à Santa Casa de São Lourenço do Sul, que vem atendendo a todos que a procuram, prestando serviços exemplares de saúde, batendo metas históricas, ampliando serviços e mantendo os salários dos seus colaboradores em dia. A Associação Santa Casa não tem partido político e não aceitará ser envolvida em questões partidárias, sendo oportuna e bem-vinda a destinação de qualquer recurso público ou privado para investimentos ou custeio da Entidade, que será muito bem administrado pelo Conselho Diretor, visando à manutenção, modernização e incremento dos serviços oferecidos.

O Conselho Diretor e Departamento Jurídico da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul permanecem à disposição de toda a população para quaisquer esclarecimentos que entenderem pertinentes, tendo inclusive instituído Ouvidoria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para eventuais sugestões, elogios e reclamações sobre atendimentos, de forma a subsidiar as decisões do Conselho Diretor e melhor atender os Lourencianos e os demais cidadãos dos Municípios da região Sul do Rio Grande do Sul.

São Lourenço do Sul, 10 de julho de 2024.



As candidatas dos Concursos Rainha do Colono e Rainha do Motorista participaram no sábado (6) da etapa final, em que foram avaliadas pelo júri. Promovido pela Comunidade Evangélica Picada Moinhos, o baile contou com a animação da banda catarinense Nave Som e do Dj Flávio Luis da Indústria do Som.

No Concurso Rainha do Colono são Helena Böhlke Schuenemann, Jenifer Klumb Vahl, Luana Kroll, Pâmela Maria Heller, Sabrina Gehling Fischer e Shaiane Schaun Herrmann.
As candidatas a Rainha do Motorista são Áikela Bartz Schwanz, Diohana Minelly Hax, Liliane Schroder Zitzke, Tainara Roberta Kohn e Thaize Leitzke Peter.

Na passarela, as candidatas foram avaliadas nos quesitos beleza, simpatia e desfile, e em um momento reservado com os jurados elas foram avaliadas no quesito oratória. O corpo de jurados foi formado pela biomédica e harmonizadora facial Gabriela Waskow, pela empresária e princesa do Colono 2008 Betine Geppert, pelo fotográfo Ivan Lopes, pela modelo profissional e Baronesa da Fenadoce Juliana Bast, e pela vocalista da Banda Nave Som e Miss Simpatia Concórdia - SC 2022 Tacia Holdefer.

O resultado do desfile será divulgado no dia 28 de julho, na tradicional Festa do Colono e Motorista, na Coxilha do Barão. Neste dia a corte atual passa os seus títulos às novas soberanas. A Corte do Colono é formada pelas princesas Karen Böhlke Thurow e Flaviane Petry Armesto, e a Rainha Adriele Fernanda Bork. A Corte do Motorista é formada pelas princesas Andriéli Wolter e Paula Priebe Sell, e a Rainha Andrine Becker Peter.

Os Concursos e eventos são promovidos pela Comunidade Evangélica Picada Moinhos em parceria com a comissão organizadora formada por Aline Janke, Catarine Thiel, Clélia Schlittler Brächer e Flávio Luis.

Confira os desligamentos programados pela CEEE Equatorial, em São Lourenço do Sul
* A CEEE Grupo Equatorial Energia está constantemente realizando melhorias nas redes elétricas, com a finalidade de atender seus clientes com continuidade e maior qualidade. Verifique os desligamentos programados com os locais onde o fornecimento de energia será suspenso temporariamente para a realização das obras previstas. Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, a ação pode ser reprogramada.
09/07/2024 - Terça-feira - 13:00 - 16:30 - Código     PES 5270/2024
Bairros     DER A DIREITA BR NA BORRACHARIA; DER ESQ FEDERAL FRENTE AO REST.COQUEIRO; RURAL - APOS O COQUEIRO ENTRADA DIREITA; RURAL - DA BR 116 ATE O SITIO; RURAL - DA ENTRADA STA IZABEL ATE LANGE
Ruas - EST FEDERAL - Nº 14 ao 70421; EST RINCAO DAS ALMAS - Nº 13 ao 70416;
PAS DO COQUEIRO - Nº 93 ao 129948; RUA DOIS - Nº 153 ao 9829; RUA UM - Nº 5 ao 6018
Motivos - 605 - DESLOCAMENTO DE POSTE; 606 - DESLOC. DE UNIDADE TRANSFORMADORA
Consumidores: 520. Publicação 30/06/2024 07:32
10/07/2024 - Quarta-feira - 13:00 - 17:30 - Código    PES 5415/2024
Bairros     RURAL - DA COXILHA BARAO ATE ESTADUAL
Ruas - EST BOM JESUS - Nº 58 ao 70379
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA;
614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores: 151. Publicação 03/07/2024 07:33
13:00 - 17:00 - Código PES 5425/2024
Bairros     RURAL - DE QUEVEDOS AO CANTA G
Ruas - EST PICADA FELIZ - Nº 128 ao 70098
Motivos - 603 - ADEQUACAO NA REDE E EQUIPAMENTOS; 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA
Consumidores: 1. Publicação   03/07/2024 07:33
12/07/2024 - Sexta-feira - 13:00 - 17:30 - Código     PES 5546/2024
Bairros     RURAL - DA BR 116 ATE INICIO PINHEIROS
Ruas - EST STA IZABEL - Nº 718 ao 70113
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA;
614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores: 2. Publicação   04/07/2024 07:34
15/07/2024 - Segunda-feira - 12:30 - 17:00 - Código   PES 5377/2024
Bairros     RURAL-DO TREVO DE SLS A VILA BOQUEIRAO
Ruas - EST PEDRINHAS - Nº 38 ao 5057
Motivos - 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA; 611 - RECONDUTORAMENTO DE REDE;
614 - SUBST. DE POSTE(S); 616 - SERVICOS COM REDE ENERGIZADA
Consumidores: 9.  Publicação  05/07/2024 07:33
12:30 - 17:00 - Código  PES 5423/2024
Bairros     RURAL - DA BOA VISTA A SANTA AUGUSTA; RURAL - DE QUEVEDOS AO CANTA G
Ruas - EST PICADA FELIZ - Nº 128 ao 70098; EST QUEVEDOS - Nº 52 ao 6618
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA;
614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores: 162.  Publicação      05/07/2024 07:33
13:00 - 17:00 - Código  PES 5595/2024
Bairros     RURAL - DE SANTA IZABEL A ESPERANCA; RURAL - INICIA NA SANTA TEREZA
Ruas - EST PICADA SOCORRO - Nº 338 ao 70120; EST STA TEREZA - Nº 103
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA;
614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores: 32.  Publicação 06/07/2024 07:36
13:15 - 18:15 - Código  PES 5574/2024
Bairros     APOS RUA DA PRAIA - TODA VOLTA; INICIA NA PRAIA - ANTES HOTEL FIGUEIRAS; INICIA NA PRAIA - TERMINA AV.S LOURENCO
Ruas - AV GETULIO VARGAS - Nº 1510 ao 1660; RUA SAO JOAO - Nº 21 ao 110;
RUA SEPE TIARAJU - Nº 580 ao 862; RUA STO ANTONIO - Nº 43
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 614 - SUBST. DE POSTE(S); 616 - SERVICOS COM REDE ENERGIZADA
Consumidores: 57.  Publicação 05/07/2024 07:33
17/07/2024 - Quarta-feira - 12:30 - 17:00 - Código    PES 5474/2024
Bairros     RURAL - DA BOA VISTA A SANTA AUGUSTA
Ruas - EST QUEVEDOS - Nº 621
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 609 - INST. DE UNIDADE TRANSFORMADORA;
614 - SUBST. DE POSTE(S); 616 - SERVICOS COM REDE ENERGIZADA
Consumidores: 11.  Publicação 09/07/2024 07:34
Promotoria de Justiça de São Lourenço do Sul abriu processo seletivo
A Promotoria de Justiça de São Lourenço do Sul abriu processo seletivo para contratação de Residente - Direito, para atuar junto à Promotoria de Justiça de São Lourenço do Sul. 
As inscrições devem ser feitas presencialmente na Promotoria de Justiça (Rua Almirante Barroso, 1145, Centro, São Lourenço do Sul), do dia 08/07/2024 ao dia 12/07/2024.

 

Nesta terça-feira, dia 9 de julho, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, foi realizada uma homenagem a João Lopes da Cunha, conhecido como “Chinga”, fundador já Japesca, concedendo-lhe a Medalha da 56ª legislatura. Esta distinção reconhece seu notável histórico na pesca gaúcha, entregue pelo Deputado Estadual Zé Nunes. Chinga começou sua jornada aos 15 anos como pescador artesanal nas proximidades do Delta do Jacuí, nos anos 60. Naquela época, o comércio de peixes era realizado no Mercado Público de Porto Alegre, onde ele estabeleceu uma parceria para abrir uma peixaria. Após o término dessa sociedade, decidiu empreender em São Lourenço do Sul, onde, em 1970, fundou a indústria de pescados Japesca. Em 1980, retornou a Porto Alegre para readquirir o antigo negócio dos ex-sócios, rebatizando-o com o nome da empresa original de São Lourenço: Peixaria Japesca. Ao todo, são mais de 50 anos dedicados às atividades na indústria, varejo e gastronomia de pescados.

 

Valor representa aumento de 17% em relação ao crédito concedido na última safra

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizará R$ 66,5 bilhões aos produtores rurais no Plano Safra 2024/2025. O valor representa um aumento de 17% em relação ao concedido no ano-safra anterior e a previsão é de liberação em mais de 353 mil operações atendendo, majoritariamente, pequenos e médios produtores. O Sicredi é, atualmente, a segunda maior instituição financeira do Brasil em carteira agro, totalizando R$ 87,4 bilhões em saldo.

Do total disponível, a estimativa do Sicredi é liberar R$ 30,6 bilhões para operações de custeio, R$ 14,1 bilhões para investimentos e R$ 1,3 bilhão para comercialização e industrialização. A instituição financeira também prevê expansão significativa de 17% na concessão de créditos por meio de Cédulas de Produtor Rural (CPR), alcançando R$ 20,5 bilhões à disposição dos produtores.

Para a agricultura familiar o Sicredi vai oferecer R$ 13,6 bilhões e, para os produtores de médio porte, outros R$ 15,6 bilhões. Cerca de 90%* do total de operações do Sicredi previsto para este ano-safra será destinado a pequenos e médios produtores. Para os demais produtores, o volume disponibilizado é de R$ 16,8 bilhões. Um dos grandes diferenciais do Sicredi é sua capacidade de atuar na ponta, numa relação próxima aos associados, resultado de sua grande capilaridade nacional.

“Estamos prontos para dar suporte ao agronegócio nacional em mais um ciclo de Plano Safra. Neste ano safra, reforçamos nossa atenção ao atendimento aos pequenos produtores, público que, além dos desafios habituais, foi bastante atingido pelas questões climáticas nos últimos ciclos. Por meio das nossas mais de 100 cooperativas, seguiremos atuando de forma muito próxima, participando ativamente em cada localidade em que estamos presentes a partir de um atendimento consultivo e especializado”, destaca Gustavo Freitas, diretor executivo de Negócio, Crédito e Produtos do Sicredi.

O Sicredi já vem recebendo pedidos de financiamento para o Plano Safra 2024/2025, que vai de julho deste ano até o final de junho de 2025. Ao solicitar o crédito, o produtor rural associado deve planejar a próxima safra, considerando o que vai plantar, qual é a área de cultivo e o orçamento necessário com base na análise de solo e sob orientação técnica quanto ao uso dos insumos e os demais serviços que serão utilizados. Em seguida, é indicado que o associado procure sua agência ou utilize os canais digitais, como o aplicativo do Sicredi e o WhatsApp, para dar andamento à contratação do crédito.

“Os associados ligados ao agronegócio já sabem que podem contar conosco para apoiar em suas necessidades da atividade produtiva ou do dia a dia. Além do crédito rural, em que somos o principal agente financeiro privado do Brasil, no Sicredi os nossos associados também podem contar com soluções de cartão de crédito, crédito para consumo, investimentos, seguros, dentre outras”, ressalta Thiago Rossoni, superintendente de Agronegócio do Sicredi.

Balanço da safra 2023/2024 no Sicredi

No ano-safra 2023/2024, o Sicredi liberou um volume recorde de financiamento aos produtores rurais. Foram R$ 56,9 bilhões em mais de 320 mil operações, considerando R$ 17,5 bilhões em CPR. Os principais públicos

atendidos foram os pequenos e médios produtores, que concentraram 89%* do total de operações, totalizando R$ 24,3 bilhões em volume de crédito.

O Sicredi possui mais de 2,7 mil agências, distribuídas em mais de 2 mil municípios de todas as regiões do Brasil, e em mais de 200 cidades é a única instituição financeira fisicamente presente. Atualmente, atende a mais de 700 mil produtores rurais, sendo 95% deles pequenos ou médios.

*Índice não considera as operações de CPR as quais não têm definição específica de público.

Página 1 de 1681

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Política de Privacidade