Na manhã desta terça-feira aconteceu um acidente no km 459 da BR-116, em São Lourenço do Sul, sentido norte (Camaquã). Informações preliminares indicam uma colisão traseira entre dois veículos de carga. O fluxo está fluindo em meia pista. Equipes da Ecovias no local. Sem vítimas, apenas danos materiais.
A tradicional Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes aconteceu neste domingo com grande público.
Após a Missa festiva, fiés sairam em procissão terreste, fluvial e lacustre.
09h - Missa Festiva.
10h e 30 min. - Procissão Terrestre, Fluvial e Lacustre.
12h - Almoço com churrasco, frango, peixe, doces e bebidas.
À tarde jogo da roleta, sorteio de brindes e shows.
Cristine Martins Rodrigues e Tierre de Freitas Mesquita
Berenice Corvello Moraes e Mauro Moraes
Casais Festeiros.
Antônia de Freitas Wienke
Rainha
Isabella Cardoso Martins
Minirrainha
Rafael Saraiva
Coordenador
Pe. Aldino José Kiesel OSFS
Pároco
Pe. Fernando Adams OSFS
Vigário
A tradicional festa de lemanjá, com grande público na praia da Barrinha, acontece na noite deste domingo, dia 1º de fevereiro,
A programação teve início às 21 horas, reunindo fiéis e simpatizantes em um momento de fé, cultura e devoção. Aproximadamente as 23 horas, a imagem de lemanjá chegou à praia em uma procissão lacustre, marcando um dos momentos mais simbólicos da celebração, quando serão prestadas as homenagens à orixá. Um grande público presente no evento religioso.
A Assembleia realizada na noite de hoje (30/01/2026) marcou o início de uma nova gestão, com a escolha do corpo diretivo que irá conduzir os trabalhos da ACI/CDL no biênio 2026/2028.
Confira a Diretoria eleita e empossada:
Presidente
Mahmoud Amer - Veneza Calçados
Vice-Presidente
Nélcio Bork – Cantinho das Miudezas
Secretária
Loanda Nunes Rozin - Loja Gordos & Magros
Tesoureiro
Gilnei da Silva Ferreira – GF Produções
Diretores-Gerais
Carmem Valesca Peglow - Escritório Peglow
Eroni Wiegand – WD Master
Djeison Daniel Hilleschein - ADB Alimentos
Sérgio Holz – Madeireira Holz
Arildo Bubolz - Unisoy Soluções Agrícolas
Diretores
José Theodoro Schneid - Simad Madeiras
Neli Luziane Iwen Peske - Loja Ipê
Elton Franz – Frami Materiais de Construção
Luciane Tomaschewski - Elevato Materiais de Construção
Géssica Sandrine Ludtke - Parque Castellus Club
Isabela Alves Krolow - Forte Negócios Imobiliários
Emerson Padilha Cardozo - Afubra
Cristiano Kruger Altenburg - Agromil
Sergio Richard Bergmann - Benso Topografia
Débora Morais Ribeiro - Jump Telecom
COMISSÃO DE CONTAS – GESTÃO 2026/2028
José Paulo Corrêa André – Escritório Modelo.
Catia Jeske Wegner Klug – TC Modas
Marivone Peres Hirschmann - Oficina Egon Hirschmann
Mahmoud Amer, Presidente eleito da ACI/CDL, agradeceu na ocasião a presença de todos, destacando as premissas da nova gestão, na qual a ACI/CDL seguirá incentivando o fortalecimento do associativismo e a construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento socioeconômico do município, atuando de forma integrada e alinhada com as entidades-mãe Federasul, FAGV e CDL Porto Alegre. Reafirmou, ainda, o compromisso de fortalecer o ambiente empresarial e contribuir de maneira efetiva para o crescimento e o desenvolvimento da comunidade local.
O Hospital da Reserva outrora Hospital Drº Walter Thofem e hoje Centro de Saúde São João da Reserva
teve sua fundação em 29 de Janeiro de 1929, por um grupo de moradores da localidade de São João da Reserva no interior do município de São Lourenço do Sul/RS, primeiramente foi fundando o Sanatório da Reserva, seu primeiro diretor foi o Drº Walter Franz
Hoje, o Hospital da Reserva celebra quase um século sendo referência em saúde para toda a região, construindo sua trajetória com dedicação, evolução constante e, acima de tudo, humanidade.
Gerações foram acolhidas, vidas foram salvas e a confiança da comunidade foi conquistada dia após dia — por profissionais que fazem da saúde uma missão.
Parabenizamos o Hospital da Reserva pelos 97 anos de história, serviço e excelência na comunidade Lourenciana.
Que venham muitos outros anos cuidando do que mais importa: as pessoas. ???
* Devemos listar receitas e despesas.
As rendas fixas e extras. Os gastos fixos mensais, variáveis e anuais como IPVA, IPTU, escola, seguros. Estes gastos anuais devem ser divididos por 12, para guardar o valor mensal. Além disso, devemos listar os objetivos de forma clara, com valor e prazo estipulado.
- Em um objetivo de 3 a 6 meses, uma das opções é o investimento com liquidez diária, RDC por exemplo. Médio e longo prazo, opções em LCI, LCA, fundos e ações conforme o perfil do investidor.
- Outra dica, é ter no mínimo uma reserva mensal de 20% para objetivos financeiros, investimentos, emergências de saúde por exemplo. Caso hoje não seja um % possível, comece com 5% ou o valor de acordo com sua realidade, mas comece.
Para automatizar sua vida financeira e facilitar seu dia-a-dia:
* Fazer débito automático para as contas de consumo, como água, luz, telefone e internet;
* Realizar a ativação do DDA - Débito Direto Autorizado para boletos gerados;
* Programar transferências da conta corrente de forma automática para os investimentos, para ter o compromisso com a reserva de valores;
- Faturas organizadas com vencimento para o dia do recebimento de seu salário, para evitar atrasos.
Opções gratuitas que facilitam, reduzem erros e impulsividade.
Por fim e não menos importante.
Devemos proteger o que construímos:
- Documentos organizados;
- Previdência complementar para aposentadoria;
- Seguro de vida e dos bens;
- Planejamento sucessório básico.
Criar o hábito de revisão mensal do planejamento, pois a qualquer momento é possível ajustar a rota e o padrão de vida com consciência.
Planejamento financeiro é primordial para controle, segurança e a liberdade que tanto se sonha.
Pescadores de São Lourenço do Sul se preparam para o início da safra do camarão no próximo dia 1º de fevereiro, mas a expectativa não é das melhores. As condições da Lagoa dos Patos não tem ajudado nos últimos anos e, este ano, não será diferente. A água precisa estar salgada e isso, até o momento, não ocorreu.
Em contato com o Presidente da Z8, Ivan Kuhn, o mesmo nos falou das expectativas para a safra do camarão: “não tenho esperança de uma boa safra de camarão, mas acredito que seja um pouco melhor que o ano passado. Segundo relato dos pescadores que monitoram a pesca a expectativa não é favorável, mas ainda resta tempo e pode melhorar. A Colônia Z8 possui 145 pescadores com licença ambiental, sendo alguns do município de Arambaré, que é parte do estuário da Lagoa dos Patos. A safra do camarão 2026 segue até o dia 31 de maio”.
Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Civil de São Lourenço do Sul prendeu um homem de 42 anos, por condenação a 32 anos e 1 meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável.
A captura ocorreu no Banhado do Tigre. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da comunidade e lembra que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp: (53) 98448-5901.
A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou, nesta segunda-feira, 26 de janeiro, uma operação de fiscalização em quatro estabelecimentos de São Lourenço do Sul.
Durante a ação, foram apreendidos cerca de 300 quilos de produtos considerados impróprios para o consumo. Entre os itens recolhidos e descartados estavam carnes, pescados, fraldas descartáveis, banha, iogurtes e diversos produtos de padaria.
As principais irregularidades identificadas pelos agentes foram armazenamento em temperatura inadequada e a presença de produtos vencidos, especialmente insumos utilizados na produção de itens de panificação. Também foram encontrados alimentos sem comprovação de origem.
Participaram da fiscalização os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho (Defesa do Consumidor de Porto Alegre), Mauro Rockenbach (Especializada Criminal de Porto Alegre) e Andrelise Borrin Bagatini ( São Lourenço do Sul); servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS); e representantes da Vigilância Sanitária Municipal de São Lourenço do Sul, das Secretarias Estaduais da Saúde e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e da Delegacia do Consumidor (DECON).
Não foi divulgado o nome dos estabelecimentos.
Fonte e foto Ministério Público
A tradicional festa de lemanjá, que leva milhares de pessoas à praia da Barrinha, acontece na noite deste domingo, dia 1º de fevereiro,
A programação tem início às 21 horas, reunindo fiéis e simpatizantes em um momento de fé, cultura e devoção. Aproximadamente as 23 horas, a imagem de lemanjá chegará à praia em uma procissão lacustre, marcando um dos momentos mais simbólicos da celebração, quando serão prestadas as homenagens à orixá.