Redação

#juntosContraOCorona | Boletim Informativo 21.09.2020
São Lourenço do Sul não registra novos casos de COVID-19 nesta segunda-feira (21).

Dois pacientes estão recuperados e deixam a relação de casos com vírus ativo: Mulher de 40 anos da Sete de Setembro; e mulher de 20 anos do Navegantes.

Quatro pacientes estão internados na Santa Casa de São Lourenço do Sul. Três suspeitos de COVID-19 e um positivado.

Resumo:
Casos Confirmados: 256
Recuperados: 226
Casos com vírus ativo: 22
Óbitos: 08
Casos suspeitos em Isolamento Domiciliar acompanhado pela SMS: 42
Suspeitos aguardando resultado de testagem: 14
Testes laboratoriais e rápidos realizados: 2.791

Casos com vírus ativo:
Mulher de 73 anos do Balneário;
Homem de 75 anos do Balneário;
Mulher de 58 anos do Navegantes;
Homem de 61 anos do Navegantes;
Mulher de 42 da Sete de Setembro;
Mulher de 53 anos do Centro;
Homem de 24 anos do 5º Distrito (Barrancos);
Mulher de 31 anos do Centro;
Mulher de 37 anos da Sete de Setembro;
Mulher de 35 anos da Nova Esperança;
Homem de 51 anos da Sete de Setembro;
Homem de 71 anos do 5º Distrito (Coqueiro);
Homem de 54 anos do Navegantes;
Mulher de 72 anos do Navegantes;
Mulher de 34 anos da Lomba;
Homem de 47 anos da Barrinha;
Homem de 41 anos do Centro;
Mulher de 29 anos do Centro;
Mulher de 90 anos do Centro;
Homem de 74 anos da Nova Esperança;
Homem de 38 anos do Navegantes; e
Menina de 8 anos do Centro.

Neste cenário atípico de pandemia, o DetranRS trata com prioridade a aplicação dos exames teóricos e práticos do processo de habilitação de condutores. Diante da necessidade de atendimento da população, diversas medidas foram adotadas pelo órgão, mas, ainda assim, houve acúmulo no volume de exames. Há cerca de 103 mil candidatos com processo de habilitação em andamento e que concluíram a fase das aulas, 43 mil em condições de fazer a prova teórica e 60 mil, a prática.

Para manter os atendimentos da melhor forma possível, priorizando sempre a preservação da saúde de todos, sejam profissionais envolvidos no processo de habilitação ou candidatos, o DetranRS instituirá, na primeira quinzena de outubro, uma força-tarefa de provas práticas, com previsão de atuação por 90 dias.

Nesse período, servidores do quadro que atuam em atividades internas, mas que têm formação para exercício de examinador de trânsito, serão remanejados para a função, aumentando a capacidade de atendimento para as provas. A expectativa é que, com a força-tarefa, a oferta de vagas seja ampliada em todo o Estado.

As provas práticas ocorrem regularmente no RS com restrições e rígidos protocolos de higienização e segurança (que continuarão a ser observados enquanto perdurarem os efeitos da pandemia). Cada um dos 266 Centros de Formação de Condutores tem suas datas, horários e locais de prova preestabelecidos pelo DetranRS. Assim, os examinadores do DetranRS vão até o local atender os candidatos previamente agendados pelo CFC, respeitadas as vagas disponibilizadas pela autarquia.

Mesmo adotando este agendamento, existe um fator que é imprevisível, e que pode ocasionar cancelamentos de exames sem aviso antecipado: a constatação de sintomas em examinadores, o que ocasiona, de imediato, o afastamento da atividade, para testagem e, caso positivo, quarentena para tratamento.

Sobre o prazo para que o candidato conclua seu processo de habilitação, foi estendido de 12 para 18 meses, a contar da data de abertura, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Diante da situação de represamento de candidatos, o DetranRS solicitou nova prorrogação do prazo de validade do processo de primeira habilitação, para que não haja ainda mais prejuízos aos candidatos.

A recomendação para quem aguarda agendamento de exames é manter contato com o CFC para acompanhar a disponibilidade de vagas. Recomenda-se também acessar o site do DetranRS, o protocolo a ser seguido para realização de exame prático de direção, disponível em detran.rs.gov.br > menu Habilitação > Provas/Exames > Protocolo para realização de exame prático.

Outras ações emergenciais já adotadas pelo DetranRS:
• atendimento individualizado aos CFCs que solicitam permutas (trocas de vagas de exame teórico por exame prático, ou vice-versa);
• projeto piloto de provas teóricas aplicadas nos CFCs do RS, na modalidade remota, com a supervisão online de um servidor do DetranRS. A possibilidade de adesão dos CFCs foi iniciada em agosto;
• força-tarefa de provas teóricas, implementada também no início de agosto para atender a demanda represada que aguarda prova teórica (que impede o avanço do aluno à etapa de aulas práticas) dos CFCs que eram atendidos exclusivamente nas salas de provas eletrônicas do DetranRS. Com a redução das vagas ofertadas nas salas (em razão dos protocolos, como o distanciamento mínimo obrigatório), para dar vazão a essa demanda represada, em força-tarefa especial, os examinadores vão até os CFCs aplicar exames teóricos impressos.

Entenda o contexto

O acúmulo de candidatos aguardando agendamento de provas é uma situação excepcional. Com a pandemia, vieram as restrições exigidas pela situação de crise. Devido ao risco de contágio do novo coronavírus, o DetranRS suspendeu os exames teóricos e práticos no Estado em 19 de março.

A atividade só pode ser retomada pouco mais de dois meses depois, em 25 de maio, com a aplicação de provas teóricas na sala de Porto Alegre, estendendo-se depois para as regionais e posteriormente para os CFCs. Os exames práticos voltaram a ser aplicados no RS, também gradualmente, a partir de 1° de junho.

Com a implantação do Distanciamento Controlado do governo do Estado, foi necessária a readequação a essa nova realidade, em que as vagas oferecidas são em menor número, o que nem sempre atende às necessidades de todos. A oferta de vagas é menor em respeito ao distanciamento mínimo entre alunos na sala de provas teóricas, bem como o tempo necessário para a higienização dos equipamentos e dos veículos a cada novo candidato nas provas práticas.

A adoção das medidas emergenciais pelo DetranRS busca a ampliação do número de vagas disponíveis para provas, minimizando, assim, o impacto da pandemia no atendimento da população que procura por serviços de habilitação.

Texto: Ascom Detran
Edição: Secom

O advogado Adelar Bitencourt Rozin é pré-candidato a Prefeito em São Lourenço do sul pelo partido "Podemos" e a pré candidata  a vice-prefeita é a Tenente Patrícia Costa. Os nomes dos pré-candidatos foram definidos em convenção do partido realizada na última semana, quando também foram definidos os pré-candidatos a vereador pelo partido.

A jovem modelo Andrieli Rozin que foi criada em São Lourenço do Sul é a Miss Pampa Gaúcho CNB 2020/21. Andrieli que tem 22 anos concorreu ao título de Miss Brasil Mundo pela primeira vez em 2015, em Jurerê International, quando foi semifinalista. Hoje ela reside em São Paulo, é empresária, modelo e atriz.

Sua coroação aconteceu neste final de semana no Hotel Visconte D' Itália, em Nova Hartz, quando recebeu faixa e coroa das mãos da Miss Rio Grande do Sul e terceira colocada no Concurso Nacional de Beleza 2019, Jéssica Lirio . O evento foi transmitido no canal do concurso estadual no YouTube, no dia 20 de setembro, dia em que os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha. Fonte:Site MissBrasilMundo

  

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (23) o prêmio de R$ 43 milhões e a Lotérica Felizarda faz o jogo para você.

A Lotérica  FELIZARDA, faz o jogo para você com agilizadade e confiança.  A FELIZARDA está localizada à Almirante Barroso quase esquina Alfredo Born. 

Com ambiente totalmente remodelado, equipamentos modernos e agilidade no atendimento para melhor atender você.

 

A Caixa libera o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) emergencial para os nascidos em dezembro nesta segunda-feira. O valor será depositado em uma poupança digital gratuita criada pela instituição e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem para o pagamento de contas, boletos e compras. 

Quem preferir sacar o dinheiro em espécie ou transferir para outra conta corrente vai precisar esperar até o dia 14 de novembro. A Caixa determinou duas datas para cada etapa para evitar aglomerações nas agências bancárias. 

* TENDO EM VISTA a pandemia do coronavírus a tradicional cavalgada de 20 de Setembro em São Lourenço do Sul foram realizadas carreatas pela cidade (na foto piquete Pelego Preto) pelas ruas da cidade.
* HARRIAMENTO das bandeiras no CTG Sepé Tiaraju às 11 h do último domingo (20).
* APÓS a carreata, integrantes do piquete Pelego Preto se reuniram no Parque da Rural, para juntar as doações que foram doadas à Escola Municipal Luis Antônio Abreu de Moraes.
* SOB a Patronagem de JORGE GAMA, o CTG Galpão da Peonada encerrou a Semana Farroupilha às 18 h de domingo, após o descerramento das bandeiras.
* A Patroa JANAÍNA MENEZES coordenou o encerramento da Semana Farroupilha no CTG Sepé Tiaraju.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO
Fotos:,
Registros fotográficos nas rondas do Piquete Pelego Preto
* Família de Luiz Roberto Saalfeld posteira da 9ª ronda.
* Família de Valderez C.da Silva posteira da 10ª ronda da chama crioula.
* Família de Josemar Kroth posteira da 11ª ronda.
* Família de Gustavo Ferreira posteira da 12ª Ronda.
* Família de Marcos Mendes posteira da 14ª ronda.
* Família de José Leopoldo Soares posteira da 13ª Ronda
* Família de Luiz Fernado Crespo recebendo a chama crioula na 15ª ronda.
* MATERIAL arrecadado na comunidade que foi distribuído para a Escola Luís Antônio Abreu de Moraes.
Fotos: Pelego Preto

 

Na noite deste domingo (20), foram apreendidos na BR 116, em São Lourenço do Sul cerca de 400 quilos de peixe sem procedência que estava sendo transportado sem refrigeração em uma caminhonete. O veículo chevrolet Montana, com placas de rio grande, foi abordado pelos policiais, que em vistoria à caçamba do veículo foi identificada uma grande quantidade de peixe transportado irregularmente.A Vigilância Sanitária foi acionada para apreensão do pescado. Dois homens estavam no veículo, sendo encaminhados à polícia para o registro da ocorrência. Fonte DP

A recuperação de estradas estaduais ganha um reforço. Nesta segunda-feira (21/9), o governo do Estado anuncia investimentos para conclusão de obras em andamento ou que estão sendo retomadas.

Os detalhes serão divulgados pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, em transmissão ao vivo pelo Youtube do governo do Estado, a partir das 9h.

O quê: anúncio de investimentos em recuperação de estradas estaduais
Quando: segunda-feira (21/9), às 9h
Plataforma: pelo Youtube do governo do Estado, no link https://www.youtube.com/watch?v=_qk6-qGiblE

Divulgação Governo do Estado

Texto e edição: Secom

Para garantir mais agilidade e menos burocracia na liberação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), o governo do Estado lança nesta segunda-feira (21/9), às 16h, o Sistema Online de Licenciamento dos Bombeiros. 

Com a presença do governador Eduardo Leite, terá transmissão ao vivo pelo Facebook https://www.facebook.com/GovernancaRS.

O quê: lançamento do Sistema Online de Licenciamento dos Bombeiros
Quando: segunda-feira (21/9), às 16h
Plataforma: pelo Facebook - https://www.facebook.com/GovernancaRS

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom

Página 1 de 1027

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Política de Privacidade

X

Right Click

No right click