Redação

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul em conjunto com a Brigada Militar em cumprimento de mandado de busca e apreensão na cidade de São Lourenço do Sul, realizou a prisão em flagrante de um homem por posse de arma de fogo de uso permitido, ante a apreensão de um revólver calibre .32, municiado.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (17/01) o novo boletim com o resultado das análises da água realizadas nas praias e nos balneários do Estado.

Dos 92 pontos analisados, sete estão impróprios para banho:

Osório - Lagoa do Peixoto

Pelotas - Balneário Valverde - Pontal da Barra

Pelotas - Balneário Santo Antônio, em  frente ao Hotel Praia Laranjal

Pelotas -  Balneário dos Prazeres, em frente à estátua de Iemanjá

Rio Grande - Praia do Cassino, em frente à Rua Goiás

São Lourenço do Sul - Praia das Nereidas

Tapes - Balneário Rebelo

Confira a lista completa aqui.

Em Osório, a Lagoa do Peixoto está pela quarta semana consecutiva com o índice de cianobactérias acima do permitido (480. 135). Também foram constatadas cianobactérias além do tolerado (350.445) no Balneário Rebelo, em Tapes, caracterizando os dois pontos como impróprios para banho.

As cianobactérias podem causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. Em ambientes onde há grande aporte de nutrientes e altas temperaturas, pode ocorrer um aumento na quantidade dos microorganismos, formando grandes massas visíveis, denominadas florações. Além do fato dessas florações causarem o crescimento excessivo de plantas aquáticas, algumas espécies produzem toxinas que podem causar problemas graves à saúde.

A situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pode ser conferida pelos veranistas através do site e web aplicativo. A divulgação dos resultados ocorre sempre nas sextas-feiras. 



Fonte: FEPAM / SEMA

 

INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social. Ligado à Previdência Social, é o órgão do governo responsável por administrar uma série de benefícios dos cidadãos brasileiros. O mais conhecido deles é a aposentadoria, contudo, o INSS também está à frente dos seguintes recursos, 13º salário para aposentados e pensionistas, Auxílio-acidente, Reabilitação profissional, entre outros. Nossa reportagem entrevistou o agente local do INSS Richard Gomes, que atua no município nos últimos dois anos e meio. Segundo dados de outubro de 2019, São Lourenço matem 13.700 benefícios na agência local. O Jornal O Lourenciano questionou o INSS sobre o auxilio doença, Richard Gomes assim se manifestou. “Sobre o auxilio doença na verdade ele pode fazer em qualquer agência, qualquer agência aqui da região executiva, mas normalmente o pessoal acaba indo a Pelotas ou Camaquã pela proximidade”, revelou Richard Gomes. Nossa reportagem também questionou se a agência local teria a disponibilidade de peritos médicos. “Perito médico não. Qualquer beneficio por incapacidade deve ser revisto a cada dois anos. De 2016 pra cá, os benefícios começaram a ser revistos, na oportunidade alguns médicos vieram para São Lourenço do Sul e a pericia foi feita em Posto de Saúde por questões de acessibilidade”, lembrou Gomes.

O agente do INSS informou que de um tempo pra cá passaram a cobrar as questões de acessibilidade para que não houvesse pericias medicas nesses locais que não tivessem acessibilidade para os assegurados, o caso de São Lourenço do Sul. “Com isso, em parceria com a prefeitura conseguimos espaço no Posto de Saúde para que fossem realizadas as pericias”, destacou. A ação ocorreu somente durante a revisão dos benefícios. “Em breve acredito que volte a ter outra leva”, informou Richard Gomes.

Richard Gomes falou sobre a demora dos procedimentos. “A fila agora é nacional, antigamente a pessoa escolhia a agência, onde ela queria protocolar o pedido de aposentadoria ou beneficio que fosse a situação e essa fila era restrita a agência. Então a pessoa ia concorrer com os outros requerentes daquele local. Hoje isso não acontece mais, a fila é nacional, independente de onde a pessoa protocole o beneficio, a fila é a mesma. Não tem mais essa diferença, o tempo que vai levar é o mesmo para todo mundo. A gente tem aposentadoria na faixa de seis meses aproximadamente. Alguns benefícios até mais, quando envolve pericia médica”, explicou o agente do INSS. O governo brasileiro planeja contratar temporariamente 7.000 militares da reserva para participar do atendimento em agências do INSS, liberando técnicos da instituição para analisar pedidos atrasados. “O que a gente sabe é que o Governo espera até junho normalizar essa fila, normalizar significa ter condições de atender a demanda sem um grande atraso”. O INSS situado na Av. Mal. Floriano Peixoto, 2174, está funcionando das 8h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas no fone no (53) 3251-3460.

A temporada de verão segue com muitas atrações em São Lourenço do Sul neste fim de semana. São mais de 20 atividades distribuídas pela cidade e interior, com esporte e muita música. São seis shows musicais entre sexta-feira (17) e domingo (19) nas praias.

O Estação Verão Sesc na praia da Barrinha e o Paradouro Mais Verão SBT na praia das Nereidas segue com suas atividades sistemáticas, esporte e empréstimo de materiais. O Estação Verão recebe a banda da Brigada Militar no domingo e o Paradouro Mais Verão tem shows sexta, sábado e domingo. A Sexta-feira tem ainda o La Barra Sunset na Barrinha e o sábado tem o show de Os Mercenários da Folia no Largo Laura Abreu, para a escolha da Corte do Carnaval 2020.

O fim de semana ainda tem o 32º Concurso de Pesca, as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol, entre outras várias atrações. E nesta sexta-feira, a partir das 11h, a Caravana JA estará na praia da Barrinha com várias atrações e transmissão ao vivo no Jornal do Almoço da RBS TV.

Programação

Sexta-feira (17)

Das 8h30 às 21h – Empréstimo de livros e carregadores de celulares; caminhadas orientadas, atividades recreativas, exercícios funcionais; avaliação de bioimpedância; ginástica aeróbica; quadra de vôlei e futevôlei; campeonato de futebol de mesa; treinamento funcional; aulas de dança; espaço kids (Paradouro Mais Verão SBT – Praia das Nereidas)

8h30 às 19h – Espaço Kids, Quadras esportivas, Slackline e Cama Elástica (Estação Verão Sesc)

11h – Início da Caravana do JA com várias atividades e transmissão ao vivo no Jornal do Almoço (Praia da Barrinha)

17h – Caminhada orientada (Estação Verão Sesc – Praia da Barrinha)

18h – Zumba (Estação Verão Sesc – Praia da Barrinha)

18h30 – La Barra Sunset com The Jharbs (Praia da Barrinha)

19h30 – Show Tierre Cavalheiro (Paradouro Mais Verão SBT – Praia das Nereidas)

Sábado (18)

Das 8h30 às 21h – Empréstimo de livros e carregadores de celulares; caminhadas orientadas, atividades recreativas, exercícios funcionais; avaliação de bioimpedância; ginástica aeróbica; quadra de vôlei e futevôlei; campeonato de futebol de mesa; treinamento funcional; aulas de dança; espaço kids (Paradouro Mais Verão SBT – Praia das Nereidas)

8h30 às 19h – Espaço Kids, Quadras esportivas, Slackline e Cama Elástica (Estação Verão Sesc)

8h30 – Cambio (Estação Verão Sesc)

14h – Início do 32º Concurso de Pesca (Saída da praça Dedê Serpa até a Fazenda Pérola Negra onde acontece o concurso)

16h – Muay Thai (Estação Verão Sesc)

19h – Show Danilo Rickes (Paradouro Mais Verão SBT – Praia das Nereidas)

22h – Escolha da Corte Carnaval com show de Os Mercenários da Folia (Festival de Verão – Largo Laura Abreu)

Domingo (19)

Das 8h30 às 21h – Empréstimo de livros e carregadores de celulares; caminhadas orientadas, atividades recreativas, exercícios funcionais; avaliação de bioimpedância; ginástica aeróbica; quadra de vôlei e futevôlei; campeonato de futebol de mesa; treinamento funcional; aulas de dança; espaço kids (Paradouro Mais Verão SBT – Praia das Nereidas)

10h – Ritmos latinos (Estação Verão Sesc)

11h15 – Funk Ritmos (Estação Verão Sesc)

13h30 – Semifinais do Campeonato Municipal de Futebol (Campo do Cantagalo)

16h – Ritmos (Estação Verão Sesc)

17h – Apresentação da Banda da Brigada Militar (Estação Verão Sesc - Praia da Barrinha)

19h30 – Show acústico Melhor de dois (Paradouro Mais Verão SBT – Praia das Nereidas) 
DECOM

Há menos de 15 dias da abertura da temporada ( dia 1º de fevereiro ) os pescadores da Colônia Z 8, a exemplo das demais Colônias de pescadores da Zona Sul estão otimistas com a futura safra de camarão  na Lagoa dos Patos. A baixa incidência de chuvas a primavera e verão dão sinais de que a pesca do crustáceo este ano poderá ser uma das melhores desde 2018 considerada boa pela maioria dos pescadores. No último ano, quando as redes ficaram vazias, foram tempos difíceis para todos os pescadores. A expectativa é de que, neste ano, ocorra uma boa safra de camarão. Segundo informações de pescadores, a lagoa já estaria salgando, o que asseguraria uma boa safra do crustáceo. O importante é que a lagoa esteja num nível mais baixo que o oceano, permitindo assim que as águas do mar “invadam a Lagoa dos Patos e trazendo o tão esperado camarão”.

Principal forma de ingresso nos cursos de graduação das universidades públicas do país, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a plataforma pela qual a FURG disponibiliza aproximadamente 2.700 vagas por ano. Para o 1º semestre de 2020 são ofertadas 2.740 vagas distribuídas entre 63 cursos. Dessas, 1.359 são destinadas a ações afirmativas e cotas, conforme a Lei nº 12.711/2012.

São 40 vagas a mais que o total ofertado em 2019. O cenário positivo se deve à oferta de um novo curso: Letras Português, no Campus de São Lourenço do Sul - com 40 vagas. Outra novidade é a oferta de 100 vagas para o curso de Administração (Campus Carreiros) no primeiro semestre. Antes, a oferta era de 50 vagas a cada semestre.

As inscrições ao Sisu devem ser feitas de 21 a 24 de janeiro, de acordo com o calendário informado pelo MEC. Mais informações sobre as vagas ofertadas pela FURG e sobre as inscrições podem ser obtidas no site da FURG dedicado ao Sisu.

Vagas disponíveis para graduação no Sisu 2020/1 Campus FURG-SLS

São Lourenço do Sul

Ampla Concorrência

Reservadas

Total

Agroecologia

19

21

40

Educação do Campo

4

6

10

Gestão Ambiental

14

16

30

Gestão de Cooperativas

21

24

45

Letras-Português

19

21

40

Ao apresentar nesta quinta-feira (16) o balanço da sua gestão à frente da Assembleia legislativa, em um café da manhã no Salão Júlio de Castilhos, o presidente da Casa, Luís Augusto Lara (PTB), comemorou a economia de R$ 148,9 milhões em 2019. Ele disse também que o Parlamento está distribuindo o "peso" da reforma do Estado entre todos os poderes. Pelo acordo entre as maiores bancadas, Ernani Polo (PP) assume a presidência a partir de 2 de fevereiro.
"Embora pareça que a crise não tenha chegado ao Legislativo, pelo menos do ponto de vista financeiro, estamos fazendo a nossa parte. Tanto que fizemos a maior economia da história do Parlamento. Estamos devolvendo ao Executivo cerca de R$ 149 milhões, que vão para o caixa único do Estado, para que o governo possa utilizá-lo para debelar a crise", avaliou Lara. 
O petebista ainda vai ter, pelo menos, um grande desafio à frente da presidência: conduzir a votação do pacote de projetos que alteram as carreiras e a Previdência dos servidores públicos estaduais. O chefe da Casa Civil, Otomar Vivian (PP), que acompanhou o evento, confirmou que o governador vai convocar sessões extraordinárias entre os dias 27 e 31 de janeiro. Para Lara, o objetivo deve distribuir o impacto das reformas encaminhadas pelo Palácio Piratini - inclusive, a do funcionalismo.
Fonte Jornal do Comércio

 

Comprometido com o crescimento de seus mais de 4 milhões de associados pelo Brasil, o Sicredi, instituição financeira pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, optou por não cobrar a tarifa mensal de 0,25% para limite de cheque especial acima de R$ 500 reais, que passou a valer no dia 6 de janeiro, com autorização do Banco Central. A tarifa é uma alternativa criada pelo Banco Central para compensar as instituições financeiras brasileiras pela limitação nos juros do cheque especial em 8% ao mês, anunciada em novembro do ano passado e também válida a partir de 6 de janeiro. A limitação dos juros, segundo o governo federal, visa reduzir o custo e a regressividade do serviço.

“Além de manter o compromisso com a adoção de taxas competitivas, o Sicredi reforça a importância da educação financeira por meio do planejamento e do controle, que são estratégias eficazes para evitar o endividamento”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. Para reforçar o melhor uso do dinheiro, em 2019, as 111 cooperativas de crédito do Sicredi promoveram cerca de 5,5 mil ações em mais de 900 municípios brasileiros durante a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma iniciativa do Banco Central e do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

Sexta, 17 Janeiro 2020 09:01

INEP divulga as notas do ENEM


As notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17) por volta das 8h30 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para acessar as notas por meio de CPF e senha, basta entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) e pelo aplicativo do Enem.

Com a nota do Enem 2019, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020. O prazo começa na próxima terça (21) e encerra as 23h59, na sexta-feira (24). A inscrição é feita pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Aproximadamente 80 radares móveis reforçam a fiscalização dos veículos que circulam nas rodovias do Rio Grande do Sul. Esta semana, os equipamentos operam nas seguintes estradas, entre outras:

• ERS-389, entre Osório e Torres
• ERS-030, entre Gravataí e Tramandaí
RSC-265, na região de São Lourenço do Sul
• ERS-129, entre Encantado e Vespasiano Corrêa
• ERS-324, entre Passo Fundo e Casca
• ERS-344, entre Santo Ângelo e Porto Mauá

A divulgação das rodovias estaduais com fiscalização reforçada por radares móveis é informada semanalmente aos veículos de imprensa. O objetivo é aumentar a segurança dos motoristas na temporada de verão. A ação é coordenada pela Secretaria de Logística e Transportes, em conjunto com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

A iniciativa integra a operação RS Verão Total, promovida pelo Governo do Estado até o dia 2 de março de 2020.

Texto: Ascom Selt
Edição: Secom

Página 1 de 883

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Política de Privacidade

X

Right Click

No right click