Redação

 

Na noite deste domingo (21), dois indivíduos em uma moto teriam chegado em uma residência localizada à rua Mariz e Barros,  próximo ao Beco da Casa da Paz, e disparado contra um homem. Segundo informações junto as autoridades policiais, a vítima foi identificada como Lúcio Castro Campos, que estava nesta residência, sendo executado com vários tiros. A Brigada Militar atendeu a ocorrência e a Polícia Civil investiga o que teria motivado o crime, buscando identificar suspeitos. 

O DTG AMIGOS DA QUERÊNCIA, realiza o 2° Cultura em Movimento em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural, convida  toda comunidade lourenciana para prestigiar este evento que se realizará nos dias 3 e 4 de Agosto, no Parque de Exposiçoes da Rural. No sábado acontece o Festival Folclórico com apresentaçoes de grupos culturais da cidade e outros locais, das 10h da manha as 16h da tarde. Após terá o 1° Rodeio Estudantil de Danças Tradicionais representado por Escolas de toda a região e domingo dia 4, acontecerá o 2° Rodeio Artístico de Invernadas com participação de várias cidades  O ingresso será no valor de R$5,00.

Na última sexta-feira (19) aconteceu a formatura do EJA  da Escola Padre José Herbest.

Confira os resultados dos jogos de volta das Semifinais do Campeonato Municipal de Futebol 2019 - 2a Divisão  que aconteceram neste domingo no campo do Reservense:

1o Jogo: Coqueiro 0x1 Santa Teresa Gol: Lucas Strelow (Santa Teresa) Arbitragem: Felipe Nalério Auxiliares: Igor Falcão e Thales Nelson Oliveira. 

2o Jogo: Reservense 1x1 União. Jogo foi decidido nos Pênaltis: Reservense 5x6. União com gols de Douglas Andrade (União) e Geio (Reservense) Arbitragem: Igor Falcão Auxiliares: Felipe Nalerio e Thales Nelson Oliveira. 

Grande Final Dia 11/Agosto no Campo do EC Boa Vista 13:00 - Decisão 3o Colocado Reservense x Santa Teresa 15:00 - Final União x Coqueiro FC

A Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) e seu departamento de Gestão Ambiental, em parceria com a empresa Natusomos, realiza no dia 31 de julho, mais uma coleta de resíduos eletrônicos na praça central Dedê Serpa. 

O objetivo é oportunizar à população para que descarte de forma correta os seus resíduos eletrônicos, para que não sejam eliminados junto ao lixo doméstico. O lixo eletrônico é composto de equipamentos altamente poluentes por conterem cobre, alumínio, mercúrio e chumbo, por isso necessitam de correto destino.

Resíduos que serão coletados:

- Aparelho de som
- Ar condicionado de janela, Split, aquecedores
- Baterias
- Bebedouros
- Cabos e fios
- Cafeteira, liquidificador e batedeira
- Calculadoras
- Carregadores em geral
- Celulares e telefones em geral
- Centrais telefônicos

- Chuveiro
- CPU
- DVD e vídeo cassete
- Estabilizadores e nobreak
- Fax
- Ferro elétrico
- Impressoras e scanners
- Lavadora de roupa, secadora de roupa e centrífuga
- Linha branca
- Geladeira
- Máquina de escrever
- Máquina de lavar louça
- Microondas
- Modem
- Monitores CRT e LED
- Mouse
- Notebook
- Pen drive
- Placas em geral
- Plásticos ABS/PP/OS
- Receptores
- Roteadores
- Servidores
- Térmicas
- Unidade de CD. DVD e disquete
- Fontes de Microcomputadores
- Forno elétrico
- Freezer
- HD

Luis Weber Participou da Assembleia de fundação do SINTRAF em Canguçu, ocorrida na quinta-feira (18). "Vamos contribuir com a entidade e na organização dos agricultores familiares. Canguçu conta com um sindicato forte na luta pelo direito dos agricultores", destacou Luis Weber. O deputado estadual Zé Nunes também participou da fundação.  

Divulgação Diego Freitas

 

Uma equipe da Secretaria de Obras e Urbanismo trabalha nesta sexta-feira (19) na instalação de uma nova rede de esgoto na rua Almirante Barroso, no bairro da lomba. O serviço é realizado com mão de obra própria da Secretaria.

O prefeito Rudinei Härter acompanhou a obra de canalização do esgoto que estava a céu aberto, proporcionando melhoria sanitária aos moradores da região, cobrindo uma grande extensão até então exposta. 

São Lourenço do Sul foi o município escolhido para laboratório da Planificação em Saúde Mental, que busca criar um modelo para implantação em todo o Brasil. Em 27 regiões do país estão sendo criados laboratórios de planificação em diferentes áreas de saúde e as experiências lourencianas serão desenvolvidas na saúde mental.

O projeto é realizado em parceira entre Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Hospital Albert Einstein e Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria da Saúde. Este trabalho ocorrerá até o final de 2020, quando o modelo estará pronto para ser desenvolvido no país todo. O objetivo é trabalhar a gestão de processos de encaminhamento dos pacientes nas unidades de saúde, com uma interlocução em rede. A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Bergmann, explica que o Ministério da Saúde realizou uma pesquisa, constatando que as unidades básicas de saúde precisam ser mais resolutivas, por isso a planificação objetiva este trabalho em rede, o que beneficiará o paciente com a interlocução das unidades de saúde.

Na quinta-feira (18), o prefeito Rudinei Härter recebeu em seu gabinete as equipes do Estado, do Ministério e do Albert Einstein, para discutir o projeto junto da secretária Jaqueline Bergmann, a secretária adjunta Adriane Martins e o coordenador municipal de Saúde Mental, Flávio Resmini. O grupo mostrou-se entusiasmado para o desenvolvimento do laboratório em São Lourenço do Sul. “O que nós vimos aqui é uma atenção básica com equipes excelentes, um trabalho muito qualificado, uma rede de atendimento muito qualificada em São Lourenço do Sul”, avaliou Raíssa Barbieri, que é coordenadora da Planificação no Rio Grande do Sul e coordenadora Estadual de Atenção Básica, após um roteiro de visitações do grupo pelas unidades locais. O prefeito falou aos profissionais sobre o trabalho da saúde em São Lourenço do Sul, explicando: “Nossa proposta é de humanização”. Ao falar sobre a planificação, Härter desejou: “Peguem tudo o que vocês puderem como exemplo, mas nós também queremos aprender com vocês”.

Com este laboratório de planificação, haverá mudanças nos serviços de saúde mental em São Lourenço do Sul, trabalho que será desenvolvido pela equipe de profissionais do município com o grupo que mensalmente virá para São Lourenço do Sul. São estas mudanças que criarão um novo modelo para todo o Brasil. “São Lourenço do Sul está sendo o laboratório para o Brasil. É daqui que vai sair toda a experiência para o país”, resumiu Aline Teles, especialista de Projetos do Hospital Albert Einstein.

Novo ambulatório

Com o laboratório da planificação, São Lourenço do Sul ganhará um novo ambulatório de saúde mental que já está com habilitação tramitando no Ministério da Saúde. O “AmbuLar” será instalado na Unidade de Saúde Central e, além de prestar atendimento aos pacientes, terá equipe para dar suporte aos profissionais da atenção básica de todas as unidades de saúde. O ambulatório será um elo de ligação entre a atenção primária e a especialidade”, explicou Aline Teles.

São Lourenço do Sul como referência

O município tem uma história de experiências bem sucedidas em saúde mental. Foi pioneiro na criação da Nossa Casa, um ambiente de acolhimento que, 31 anos atrás, inovava com atendimento ao sofrimento psíquico longe de manicômios. Foi o primeiro Caps do Rio Grande do Sul e o segundo do Brasil. Ao longo dos anos a rede de saúde mental cresceu e atualmente o município conta com três Caps, 30 leitos psiquiátricos na Santa Casa, equipe multiprofissional de redução de danos, residência médica em psiquiatria e residência de equipe multiprofissional. Por toda esta trajetória, São Lourenço do Sul é considerado referência em atendimento de saúde mental e foi escolhido para construir o modelo de planificação da saúde mental.

Neste domingo (21) acontecem, no Campo do Reservense, as partidas de volta das semifinais do Campeonato Municipal de Futebol da segunda divisão. Nos jogos de ida, a equipe do União empatou com o Reservense em 2 X 2 e o Coqueiro venceu o Santa Teresa por 2 x 0.

Os jogos de volta definem os finalistas do Campeonato Municipal da 2ª Divisão com as seguintes partidas:

13:00 c/15 :  Coqueiro x Santa Teresa

15:00 c/15 :  Reservense x União

Em caso de chuva os jogos serão transferidos para o domingo seguinte.



Com informações do Correio do Povo do dia 19 de julho. No 14º dia de buscas à quadrilha de assaltantes de bancos, o cerco da Brigada Militar ocupa um perímetro de cerca de 30 quilômetros na zona rural entre os municípios de Dom Feliciano, Amaral Ferrador e Cristal. Na manhã desta sexta-feira, o comandante do 30º BPM, major Marcelo Nunes Ferreira, confirmou a estimativa de que até cinco criminosos, armados de fuzis, possam estar refugiados na região.

“Dois deles podem estar feridos”, avaliou, referindo-se ao interior ensaguentado de uma caminhonete Nissan Frontier abandonada no início da fuga após o ataque com explosivos são Bradesco de Dom Feliciano, no dia 6 deste mês. Houve um primeiro confronto com os bandidos que deixaram o veículo e embrenharam-se na vegetação onde foram encontrados indícios. “Até determinado ponto havia um rastro de sangue”, lembrou o oficial.

As buscas incluem barreiras, patrulhamento intenso e incursões, bem como abordagem de veículos nas estradas.“Tem muita área abandonada, como estufas e galpões, além de matagais… A área é muito grande”, observou o major Marcelo Nunes Ferreira.

A mobilização envolve policiais militares do efetivo do 30º BPM, o 2º Batalhão de Choque de Santa Maria, os Pelotões de Choque do 6º BPM de Rio Grande e do 4º BPM Pelotas, além do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Porto Alegre e o apoio aéreo do Batalhão de Aviação da BM.

Já a Polícia Federal está com o Grupo de Pronta Intervenção (GPI). “As inteligências da BM e da PF se comunicam. Checamos ainda as informações vindas da comunidade. Tudo é reavaliado dia a dia. A operação não tem tempo para acabar”, garantiu. Uma base foi montada em um salão paroquial no interior de Dom Feliciano.

No final da noite da última terça-feira, em Cristal, um confronto entre policiais federais e criminosos que pretendiam resgatar os cúmplices refugiados nos matagais, foi registrado na ERS 354, na Estrada do Palanque. Um comboio de veículos dos bandidos circulava nas estradas vicinais. Duas barreiras da Polícia Federal foram furadas por um Honda Civic e um Chevrolet Celta, ocorrendo então um confronto.

Duas mulheres morreram no episódio. O responsável pelo plano de resgate e uma criança ficaram feridas. O criminoso foi encontrado morto em sua cela na Polícia Federal de Porto Alegre na noite de quinta-feira. Conforme nota oficial da PF, ele utilizou as ataduras do seu curativo para cometer o suicídio. Já a criança, um menino de quatro anos, foi internada em estado grave na UTI Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, instaurou procedimento investigatório criminal para apurar as circunstâncias das mortes e lesões decorrentes da ação da PF em Cristal. Esclarecimentos com detalhes do fato e da operação foram solicitados.

Página 1 de 754

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Política de Privacidade

X

Right Click

No right click