Redação

Rotary Club de São Lourenço do Sul, participou da 31ª Südoktoberfest, 11 e 12 de outubro, com os Jogos Germânicos. Divulgando também as ações do Club de Rotary, Campanha da Tampinha Amiga, para aquisição de cadeiras de rodas, Campanha da End Polio Now, para erradicação da poliomielite no mundo. Dia 24 de outubro, é o dia escolhido pelo Rotary Internacional, para comemorar o Dia Mundial de Combate a Pólio.

 
Alejandro Judo, de Buenos Aires, já pelegrinou durante 13 anos por varios paises da America do Sul, como andarilho, passando pelo México, Cuba e varios outros paises. Depois de algum tempo trocou sua locomoção pedestre pelo pedal, usando uma bicicleta que adquiriu no Chile com pneus de borracha maciços. Ele a denomina Perseverança. Em março do ano passado esteve em nossa cidade quando apaixonou-se pelas belazas naturais. Agora retornou para passar uma semana, até o próximo sábado, hospedando-se na residencia do médico veterinário EDUARDO DIAS, professor da FURG. O objetivo de Alejandro agora é dirigir-se pedalando até Santos, onde no porto pretende pegar um navio rumo à Africa. A segunda alternativa é pedalar até Amazônia, e de balsa rumar ao Equador. Sua filosofia de vida é a Minimarista, usando o minimo em tudo para sobreviver. Quem quiser conhecer um pouco de sua história  poderá entrar no instagram no @judosintierra
Terça, 16 Outubro 2018 08:30

NUPROA comemorou o Dia do Professor

O Núcleo dos Professores Aposentados( NUPROA) comemorou ontem, 15 de outubro, o DIA DO PROFESSOR, no HOTEL MURALHA, como sempre uma turma alegre e divertida saboreando um cardápio magnífico!!! Parabenizamos a todos os professores que ainda exercem sua profissão com amor e dedicação e a todos que já se aposentaram!!!

Dois momentos da 31ª Südoktoberfest, realizada no fim de semana, tiveram ingresso social em benefício da Santa Casa de Misericórdia. E o público atendeu ao chamado para ajudar à instituição e ainda se divertir na festa, somando 2,4 mil embalagens de alimentos, o que supera em peso duas toneladas arrecadadas para a instituição de saúde.

O presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, Fabiano Bosenbecker, fez a entrega dos donativos na manhã desta segunda-feira (15) ao presidente da Santa Casa, Herbert Buss. A iniciativa do Sonnenschein, como explicou Bosenbecker, foi para, além de ajudar a instituição que enfrente crise financeira, devolver um pouco à comunidade que faz o sucesso da Südoktoberfest.

Terça, 16 Outubro 2018 08:21

A Südoktoberfest dos recordes

 

A 31ª edição da Südoktoberfest ofereceu cultura e muita alegria ao público durante quatro dias e fechou com recordes. Entre os dias 11 e 14 de outubro, a maior e mais tradicional festa germânica da região bateu seus próprios recordes e ainda um recorde mundial.

A expectativa era de que a 31ª edição fosse a maior da história e isso se confirmou. Quase 25 mil pessoas aproveitaram as atrações, consumindo 23,4 mil litros de chopp, números recordes da festa, assim como o desfile de rua que foi o maior da história. Já o rievelsback, bolinho típico que sempre é unanimidade, contabilizou 1,5 tonelada de batata. Além disso, a Südoktoberfest bateu o recorde com a Maior Polonaise do Mundo, com 402 pares dançando dentro dos pavilhões da festa, o que gera agora expectativa pelo reconhecimento do Guinness World Records, o livro dos recordes.

Após o fechamento dos números, Fabiano Bosenbecker, presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que realiza a festa, comemorou os grandes resultados e se mostrou agradecido. “O sentimento é de dever cumprido, um clima fantástico entre todas as comissões, todos nós na mesma frequência, as pessoas extremamente comprometidas”, disse o presidente, sobre o trabalho de cerca de 500 voluntários. Ele também destacou a relação com os visitantes da festa: “O público com um extremo respeito pelo Sonnenschein, pelo nosso trabalho e pela Südoktoberfest”.

Ao longo dos quatro dias, quem visitou a Südoktoberfest pode desfrutar da gastronomia típica, assistir apresentações de danças folclóricas e de corais. A programação também teve jogos germânicos, Encontro Nacional de Jogadores de Schafkopf, concurso de chopp a metro, a alegria pela cidade com desfile de rua, entre muitas outras atividades. Os bailes foram animados pelas bandas Passarela, Orquestra Eichelberger, Sul Brass, Amazônia, Hoppus, Santa Cruz, Bier’s Band, Diplomata e Novo Horizonte, além do DJ Michael Maus, vindo direto da Alemanha, que comandou o “Cuca com DJ”.

Corte da 32ª Südoktoberfest

Na tarde do domingo (14), foi conhecida a corte da 32ª Südoktoberfest. A rainha é Stéfane Kabke Fagundes da Silva e as princesas são Júlia Silva da Luz e Taline Mainês Lüdtke. A minirrainha é Marina Vieira Soares Brina e as miniprincesas são Nathaly Hüttner Borck e Santana Klug Becker.

Terça, 16 Outubro 2018 08:15

Futebol Sete: Copa Fortaleza inicia dia 28

FUTEBOL DE SETE - COPA FORTALEZA MARMORARIA 


TORNEIO INICIA COM TODAS EQUIPES SERÁ DIA 28 DE OUTUBRO NO CAMPO DO ANTIGO AMOR E UNIÃO EM PICADA SABÃO.
INICIO 9:45 C/15MIN.


10:00H PIC MOINHOS X NACHTIGAL
10:40H.NÃO ME APERTA X HEINEKEN
11:20H STA ISABEL X FAIXA AZUL
12:00H BAVAROS X SABÃO
12:40H P. DO PINTO X FELIZ 
13:20H ROSARIO X SONHADORAS(FEMININO)
13:50H ATLETICO X VILA BOA VISTA(PERDEDOR REPETE)
14:30H DE-AMIGOS X AMIGOS DA BOLA
15:20H GALATICAS X TURMA DO KIT(FEMININO)
15:50H UNIDOS X SPORT SERRA VELHA
16:30H ROSARIO X JUVENTUS
17:10H PLANALTO X EVARISTO
17:50H SÓ PARCEIROS X PERDEDOR DE ATLETICO E VILA BOA VISTA
18:30H BOQUEIRÃO FEMININO X PERDEDOR DE ROSARIO E SONHADORAS.


OBS, OS JOGOS SERÃO DE 15MIN. CADA LADO NA CATEGORIA LIVRE E 10MIN CADA LADO NO FEMININO.
ATENÇAO O HORARIO DEVERÁ SER CUMPRIDO PARA QUE TENHA TEMPO DE TODAS EQUIPES JOGAREM E JA ESTARÁ VALENDO 1 PONTO PARA GANHADORES E TAMBEM GOLS CARTÕES E A PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS PARA CUMPRIREM O NUMERO DE JOGOS EXIGIDOS NA COMPETIÇÃO.( DESDE JA AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS)
APOIO: COMERCIAL BOQUEIRÃO JOSE MIRITZ COMERCIAL AGRICOLA SUPER JEPSEN DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS FROMING 

 
Ação também condenou ex-secretário municipal e produtor cultural
(Reproduzido parcialmente do jornal Correio do Povo - Dia 14/10/18)
* A 1ª Vara Federal de Pelotas condenou um ex-prefeito de São Lourenço do Sul por atos de improbidade administrativa na realização do 25º Reponte da Canção Nativa, em 2008. Assim, ele teve os direitos políticos suspensos por nove anos. A sentença também declarou culpado o então secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio – que teve as atividades políticas suspensas por seis anos - e o produtor cultural contratado para organizar o evento. A decisão é do juiz Lucas Fernandes Calixto e foi proferida na última semana. A decisão cabe recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
O caso - De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, os ex-gestores teriam contratado os serviços do produtor cultural por meio do fornecimento de Carta de Anuência, o credenciando para a captação de recursos junto ao Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. Este procedimento foi feito sem licitação, o que terceirizou a produção do evento de forma irregular. Em sua defesa, o ex-prefeito pontuou a inaplicabilidade da lei de improbidade administrativa aos agentes políticos. Sustentou não haver dolo ou má-fé em sua conduta, a inexistência de dano ao erário e a ausência de sua responsabilidade pelos supostos atos praticados. O ex-secretário também argumentou pela inexistência de qualquer ato ímprobo. Já o produtor cultural afirmou que não houve enriquecimento ilícito e assegurou a regularidade de sua contratação e a prestação dos serviços.
Nota de Esclarecimento do ex-Prefeito e Deputado Zé Nunes
* A sentença da Primeira Vara Federal de Pelotas, trata como irregular a ausência de licitação do produtor cultural no 25º Reponte da Canção Nativa, ocorrido no ano de 2009. No entanto, os produtores culturais participavam do Reponte da mesma forma que acontecia nos governos anteriores no município de São Lourenço e também em outros municípios e eventos públicos. Era emitida uma carta de anuência para que os produtores apresentassem projeto para captação de recursos, o que era feito com base na lei estadual (LIC) e federal (Rouanet), sendo a remuneração por percentuais fixos, determinados por lei. O município não paga o produtor cultural. 
A sentença do juiz em primeira instância cita que não houve prova de enriquecimento ilícito, nem apropriação de valores, e diz que o 25º Reponte foi efetivamente realizado e os recursos aplicados, mesmo assim, conclui pela injusta responsabilização do então prefeito. A contratação do produtor cultural foi auditada pelo Tribunal de Contas do Estado, responsável para esta análise. Todas as contas foram aprovadas, o que comprova a lisura da gestão na administração do município.
Reafirmamos nosso princípios de zelo e transparência na gestão pública, e estaremos no próximo período ingressando com os recursos pertinentes e com a confiança de que esta decisão será revertida.
Segunda, 15 Outubro 2018 13:52

Brigada Militar: Apreensão de entorpecente

 
* À 01:30 h do último domingo (14), na rua Júlio de Castilhos, Policiais Militares abordaram em via pública um veículo. Na revista veicular, foi localizada uma porção de substância com características à maconha no porta-luvas do carro. Foi confeccionado Termo Circunstanciado para o indivíduo de 19 anos por posse de drogas.
Segunda, 15 Outubro 2018 13:44

BRIGADA MILITAR: Prisões por vias de fato


* ÀS 17:40 h do último domingo (14), na rua Senador Pinheiro Machado, bairro Centro, a Brigada Militar prendeu dois indivíduos. Um deles com 55 anos de idade e o outro com 26 anos, os quais estavam em via pública em vias de fato, próximo ao evento Südoktoberfest. Foi constatado que ocorreu desentendimento entre os indivíduos. Ambos estavam com sinais de embriaguez e alterados, não obedecendo às ordens de abordagem. Foram conduzidos ao HPS e posterior à DP para as medidas cabíveis.

 

Será realizada na Sede do Comando do 3o BBM (Rio Grande), na próxima terça feira (16) um Aperfeiçoamento Profissional em Segurança Contra Incêndios. Este é o segundo de vários ciclos que acontecerão visando o aprimoramento técnico-profissional dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, em Rio Grande. Nesta oportunidade estarão reunidos todos os bombeiros que atuam na aplicação da legislação em segurança contra incêndio da Região Sul do Estado. E devido a este motivo, nesta data, não haverá atendimento externo nos Setores de Segurança Contra Incêndio. Esta é mais uma ação de padronização do CBMRS buscando excelência nos serviços prestados à Comunidade Gaúcha e visando atingir o objetivo de SALVAR E PROTEGER!

Página 1 de 560

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
X

Right Click

No right click