Redação

Na tarde de quarta-feira (19/6), em São Lourenço do Sul, a Brigada Militar auxiliou uma ONG de proteção de animais no resgate de uma coruja lesionada na asa, que foi localizada pela comunidade.

A Brigada Militar realizou o transporte da ave até à Patram/Pelotas, de onde será encaminhada ao Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre/Ufpel.

O COMDICA, sob a Presidência de Justino Antônio Irrasabal da Silva, está tornando pública a homologação final das inscrições de 17 candidatos, altera o edital de abertura e convoca para a prova escrita a ser realizada no dia 27 de julho. A prova escrita terá a duração de 4 (quatro) horas, no turno da tarde, com início às 13 h. O local de prova será divulgado até 10 dias antes a sua realização.

Leia o edital 04/2019 abaixo:

Edital nº 04/2019
PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR
O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA - do Município de São Lourenço do Sul, no uso de suas atribuições legais, em razão do concurso regido pelo Edital nº 01/2019 (e retificação), após o deferimento do recurso interposto, torna pública a homologação final das inscrições, altera o edital de abertura e convoca para a prova escrita.
1. Lista de candidatos com inscrições homologadas:
009. Cheila da Silva Affeldt;
006. Cibele Julita Crespo Bueno;
007. Cristialine Pagel Ludtke;
014. Danielly Terra Oliveira;
001. Erno Reickow;
005. Fátima Daniella Ortiz Zitzke;
004. Luciara Oliveira Pacheco;
017. Luis Otávio Boeno de Oliveira.
016. Magda Regina de Pinho Pedra Vieira;
008. Nilziney Socorro do Rosário Pereira dos Santos
002. Nina Rosa da Rocha Oliveira;
003. Noeli Nornberg;
012. Patrícia Alves Mello;
015. Renata Blank Kruger
010. Samira de Freitas Siga;
013. Tais de Almeida Lobato;
011. Vânia Amaral Strelow;
2. Da prova escrita:
2.1. A prova escrita será realizada no dia 27 de julho de 2019 e terá a duração de 4 (quatro) horas, no turno da tarde, com início às 13 horas;
2.2. O local de prova será divulgado até 10 dias antes a sua realização;
2.3. A prova conterá questões objetivas de múltipla escolha, com 1 (uma) única resposta correta, contendo o conteúdo que segue:
2.3.1. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/1990); Lei 13.431/2017; Sistema de Garantia de Direitos (Escuta Protegida); Resolução 170/2014 (CONANDA) e Leis Municipais de São Lourenço do Sul (2.906/2007, 3.341/2012 e 3.889/2019).
3. Da retificação do edital de abertura nº 001/2019:
3.1. Altera-se o subitem 4.4.5 da seguinte forma: O eleitor deverá votar em 1 (um) candidato;
3.2. Revoga-se o item 4.4.6.
São Lourenço do Sul, 21 de junho de 2019.
Justino Antônio Irrasabal da Silva
Presidente do COMDICA

No próximo dia 07 de julho acontece em Sentinela do Sul mais uma etapa do Campeonato Zona Sul de MTB Maratona. Uma promoção da UNIÃO LOURENCIANA DE CICLISTAS que tem como parceira a PREFEITURA MUNICIPAL, através do Departamento de Esportes. A prova terá a sua concentração junto a PRAÇA CENTRAL onde a ULC montará a sua estrutura. Serão 16 categorias, incluindo o DESAFIO/CICLOTURISMO, opção para quem quer pedalar sem o compromisso de competir.

NOVIDADE este ano também serão as PROVAS MUNICIPAIS, reunindo os alunos das escolas. Categorias para atletas até 7 anos, 10, 13 e maiores de 15 anos. Será um circuito dentro do perímetro urbano. Objetivo desta modalidade é incentivar e valorizar a prática saudável de uma atividade física através da bicicleta.

Largada da prova do Zona Sul está prevista para ás 09 hs. As competições municipais serão logo após, no intervalo da principal.Premiação para o ZONA SUL será constituída de TROFÉUS para os dez primeiros em todas as categorias, enquanto que a municipal até o 5º lugar. A organização avalia como “muito positiva a idéia da municipalidade em manter e apoiar a prática de esportes”. A ULC por sua vez, direciona todo o fluxo de participantes para o comércio, restaurantes e pousadas. O esporte que tem reunido mais de 130 atletas por etapa tem colocado o nome das cidades no cenário das redes sociais e de notícias de todo o RS.

Quarta, 19 Junho 2019 10:14

Furto de caminhonete em Fortaleza

J.A.S.K. compareceu à DP local às 15:15h na última terça-feira (18), comunicando que às 17h do dia 07 de junho, na localidade de Fortaleza, seu veículo Ford Pampa placas IHWXXXX foi quebrado, bem como o painel e a capa da direção, no intuito de ser feita uma ligação direta no veículo. O extintor foi utilizado para apagar todos os vestigios. Segundo relatos, foram vistos dois jovens, com idade provável entre 16 a 20 anos, saindo da propriedade no dia do fato. Possui fotografias dos danos

No último sábado (15) foi realizada a Oficina sobre Atendimento Espiritual no Centro Espírita: sua sistematização e objetivos das suas atividades, com os palestrantes João Felício, Mário Farias e Cláudio D'Ávila, numa integração das três Casas Espíritas de São Lourenço do Sul.

Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Rudinei Härter, acompanhado do secretário Especial de Gabinete, Eduardo Silveira, esteve na sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em reunião com o presidente Rogério Grade. O objetivo da visita foi comunicar a futura mudança de endereço da agência do SINE em São Lourenço do Sul. Além disso, foram debatidos meios para fomentar a geração de empregos no Município.

Desde abril a agência do Sine está instalada junto a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em espaço oferecido pelo Município para manter o atendimento à população em São Lourenço do Sul. A mudança comunicada ao presidente do FGTAS é para um prédio mais central também do Município e com mais infraestrutura para atendimento as pessoas que procuram pelos serviços de intermediação de mão de obra ao mercado de trabalho, encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de ações do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), por exemplo.

 

O pacote de investimentos em estradas, anunciado pelo governo do Estado, inclui R$ 4,3 milhões irão para a ERS-265 entre Canguçu e São Lourenço do Sul. Segundo o deputado estadual Zé Nunes (PT), a priorização pela RS 265 é uma grande conquista da comunidade, que há muito luta por melhores condições de trafegabilidade. “Nosso mandato tem atuado há mais de ano nesta pauta, cobrando das instâncias, recursos para a manutenção da rodovia, inclusive esteve recentemente com o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, tratando do tema”, lembrou. A ERS-265 é uma rodovia de ligação regional, e com ela é possível o escoamento da produção e circulação da região sul, principalmente para as comunidades de São Lourenço do Sul e Canguçu.

Marcela Santos - Assessoria de Imprensa

 

A Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares é uma cooperativa de referência regional em produtos orgânicos, que atua a mais de 18 anos neste segmento e que conta atualmente com 114 cooperados divididos em 14 grupos de produção (por proximidade, produto e/ou forma de produção), abrangendo os municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Arroio do Padre, Morro Redondo, Canguçu, Piratini e Morrinhos do Sul (exclusivamente com a produção de banana). Com o Programa Mais Gestão - ATER para Cooperativas, convênio da ANATER e EMATER/RS-ASCAR, executado na região a partir de 2018 pela Unidade de Cooperativismo de Pelotas, a Sul Ecológica obteve total apoio técnico para conduzir sua gestão em diversos eixos de atuação (Governança, Gestão de Pessoas, Financeira, Produção e Processos, Comercial e Socioambiental).

Marigaine de Medeiros, técnica em agropecuária e presidente da cooperativa, salienta que todas as cooperativas deveriam participar deste importante Programa, pois, segundo ela, principalmente no atual momento, isto é fundamental para a sobrevivência e manutenção das mesmas. Destaca a importância da elaboração do Manual Operacional da Cooperativa, que é uma capacitação não só para os dirigentes da instituição, mas para todos os cooperados, onde são construídos, de forma coletiva e democrática, os direitos e deveres dos agricultores associados, que irão, por sua vez, determinar o regimento interno da cooperativa. A Gestão da Produção também é um dos principais destaques do programa Mais Gestão - ATER para Cooperativas, principalmente em relação ao planejamento das lavouras, realizada diretamente com os agricultores cooperados, em seus municípios de origem, junto com os técnicos municipais da EMATER-RS/ASCAR que darão a assistência técnica local.

Marigaiane, orgulhosa, ressalta a importância da Sul Ecológica ter recentemente obtido, com apoio técnico da EMATER/RS-ASCAR, a sua Certificação Orgânica, através de Auditoria Técnica realizada por um órgão certificador credenciado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e INMETRO, que atesta a qualidade e dá credibilidade aos produtos, in natura e agroindustrializados produzidos e fornecidos pela cooperativa, e diz que “o trabalho da EMATER foi essencial para esta conquista, pois tivemos um grande auxílio, seja na elaboração dos sistemas e documentos pertinentes, seja na capacitação dos agricultores associados quanto aos manejos de produção e uso de insumos adequados, certamente sem essa parceria não teríamos conseguido. Para a Sul Ecológica, estar na Fenadoce é uma divulgação enorme dos nossos produtos certificados, e um leque de novas oportunidades surgirão. Temos muito orgulho de estar aqui, representando todos os nossos agricultores agroecológicos associados e de fornecer um produto de qualidade especial e diferenciada para os nossos consumidores”. Texto: Caroline Velloso – ATR Social – ESREG Pelotas  - Geverson dos Santos – Extensionista Rural – UCP Pelotas. Foto: Caroline Velloso – ATR Social – ESREG Pelotas

 

Mesmo valor do ano passado será financiado neste ano. O anúncio está sendo feito nesta terça-feira pelo Governo Federal, quando será informado o desejo de que os pequenos e médios agricultores tenham mais acesso ao crédito rural. Em São Lourenço do Sul, no último Plano Safra foram financiados R$ 40 milhões para pequenos e médios produtores através do Banco do Brasil, com taxas a partir de 4,6% a.a para o Pronaf e 6% para o Pronamp, operações com prazos que variaram de 6 meses à 10 anos. NO TOTAL, em São Lourenço do Sul, foram 1.460 operações de Crédito Rural, sendo 1223 de Pronaf Custeio e Investimento. Apenas em Pronaf foram financiados R$ 25 milhões, sendo este o maior desembolso desde a safra 2012-2013. Deste total, R$ 14 milhões foram financiados em máquinas. Principais culturas financiadas: Soja, milho, arroz, bovinos de leite e de corte. 830 famílias foram beneficiadas em São Lourenço do Sul pelo Banco do Brasil na última safra, o qual estará apto, a partir de 1º de julho, a operar o novo ano agrícola. 90% das propostas serão recebidas através do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares que já montou uma estrutura interna para atender essa demanda.

 

 No último domingo (16) C.S. compareceu à DP local comunicando que saiu na noite do dia 15/06 e ao retornar no dia seguinte, em torno de 6:30h, encontrou a porta da frente de sua residência arrombada e sua televisão furtada. Relatou que a porta arrombada é de metal estando amassada e aberta. Da casa nada foi tocado. Apenas arrancaram o cabo da antena do objeto furtado. Acredita que o furto tenha sido cometido por um usuário de drogas. O local não possui câmeras de monitoramento e não há testemunhas a declinar. Relatou que próximo ao local existe câmeras em um bar.

Página 1 de 738

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Política de Privacidade

X

Right Click

No right click